Mercado e Complexo da Pedreira serão entregues antes da COP 30; veja detalhes - Estado do Pará Online

Mercado e Complexo da Pedreira serão entregues antes da COP 30; veja detalhes

Trabalhadores terão espaços modernos e estruturados após anos na feira provisória, afirma Prefeitura de Belém

Divulgação / Prefeitura de Belém

O prefeito de Belém, Igor Normando, vistoriou na manhã da última quinta-feira (11) as obras do Mercado e do Complexo da Pedreira e anunciou a entrega dos espaços antes da COP 30. Acompanhado dos secretários Arnaldo Dopazo e André Cunha, foi recebido por uma comissão de trabalhadores.

“As obras estarão prontas antes da COP 30. Teremos o prazer de entregar espaços os quais a população e os trabalhadores do mercado e complexo merecem, e estão esperando há tanto tempo. Uma obra à altura desse bairro tão querido, que é a Pedreira”, afirmou o prefeito.

O Mercado da Pedreira já tem mais de 70% das obras concluídas, enquanto o Complexo precisa apenas de pequenos ajustes para ser entregue. Atualmente, 211 permissionários do Mercado e 202 do Complexo trabalham em uma feira provisória na avenida Pedro Miranda, local em que permanecem há mais de três anos.

O novo Mercado contará com 244 boxes de carne, vísceras, peixe, aves, mariscos, artigos de umbanda, açaí e produtos industrializados. Já o Complexo terá 236 boxes reformados, abrangendo alimentação, serviços, produtos industrializados, hortifruti, farinha, mercearia, ervas medicinais e artigos de umbanda.

Além da modernização, a obra corrige problemas graves da antiga estrutura, que tinha pilares corrompidos, fiação antiga e risco de desabamento. O projeto inclui piso, cobertura, sistema hidráulico e elétrico totalmente renovados, com rampas e banheiros adaptados para pessoas com deficiência.

Os permissionários participaram do planejamento. Boxes de alimentos serão mais altos e revestidos com lajota, enquanto brises na fachada controlam luz e calor, garantindo melhor ventilação. Os boxes de açaí terão portas de vidro, atendendo normas da Vigilância Sanitária.

“É o sonho de todo feirante receber um equipamento desse, todo novinho e maravilhoso. Eu, com 35 anos de feira, nunca pensei que viveria esse momento. No antigo mercado, tínhamos muito medo. Já houve um desabamento e um incêndio por causa das precárias estruturas. Mas daqui a pouco tempo, ganharemos nossa tão sonhada nova casa”, destacou Jocivaldo Serique, 49 anos.

“Essa reforma vai nos trazer uma nova vida, com uma feira decente e bonita. É um alívio sair da feira provisória. Principalmente pra mim, que trabalho com venda de alimentação e tenho que me preocupar em tentar manter as mínimas condições de higiene no espaço”, acrescentou Marli Lima, 57 anos.

“Depois de quase quatro anos, a atual gestão da Prefeitura assumiu estas obras e vem cumprindo o cronograma dentro do prazo, após ajustes necessários no projeto”, garantiu Arnaldo Dopazo. André Cunha reforçou: “A Sedcon vem mantendo constante diálogo com os trabalhadores, os atendendo em suas reivindicações, e fazendo as fiscalizações e ordenamento necessários na feira provisória. Agora, estamos muito perto de entregar essa obra tão esperada por 413 trabalhadores”.

Leia Mais: