Marituba, na Região Metropolitana de Belém, se destacou na 19ª edição da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) com 33 alunos premiados. A cidade conquistou 10 medalhas de ouro, 5 de prata, 1 de bronze e 17 menções honrosas.
O maior feito foi de Sophia Pires, que obteve a maior nota do Brasil no nível 3 da olimpíada. A estudante maritubense participou da cerimônia nacional de premiação no Rio de Janeiro. “Hoje essa conquista é minha, mas também de todos”, declarou.
Os resultados são reflexo direto do Programa de Preparação Olímpica de Matemática (POM), desenvolvido pela Secretaria de Educação do município e coordenado pelo professor André Paixão. O projeto oferece aulas específicas e acompanhamento a alunos da rede pública.
“Ao longo dos anos, o POM tem revelado talentos promissores e transformado a realidade de muitas escolas, alunos e famílias”, disse o professor Paixão. O programa é focado em competições de alto nível, como a OBMEP e a OBM.
Além do POM, os estudantes premiados têm acesso ao Projeto de Iniciação Científica (PIC), que garante bolsas de estudos e acompanhamento avançado. “Cada premiação simboliza esforço coletivo de estudantes, professores e técnicos da SEMED”, afirmou o professor David Figueiredo.
Deixe um comentário