Marituba conquista 33 prêmios na Olimpíada Brasileira de Matemática e tem maior nota do país - Estado do Pará Online

Marituba conquista 33 prêmios na Olimpíada Brasileira de Matemática e tem maior nota do país

Alunos da rede pública municipal somaram 10 ouros, e destaque ficou para Sophia Pires, que atingiu a pontuação máxima entre todos os níveis da olimpíada.

Laice Mafra

Marituba, na Região Metropolitana de Belém, se destacou na 19ª edição da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) com 33 alunos premiados. A cidade conquistou 10 medalhas de ouro, 5 de prata, 1 de bronze e 17 menções honrosas.

O maior feito foi de Sophia Pires, que obteve a maior nota do Brasil no nível 3 da olimpíada. A estudante maritubense participou da cerimônia nacional de premiação no Rio de Janeiro. “Hoje essa conquista é minha, mas também de todos”, declarou.

Os resultados são reflexo direto do Programa de Preparação Olímpica de Matemática (POM), desenvolvido pela Secretaria de Educação do município e coordenado pelo professor André Paixão. O projeto oferece aulas específicas e acompanhamento a alunos da rede pública.

“Ao longo dos anos, o POM tem revelado talentos promissores e transformado a realidade de muitas escolas, alunos e famílias”, disse o professor Paixão. O programa é focado em competições de alto nível, como a OBMEP e a OBM.

Além do POM, os estudantes premiados têm acesso ao Projeto de Iniciação Científica (PIC), que garante bolsas de estudos e acompanhamento avançado. “Cada premiação simboliza esforço coletivo de estudantes, professores e técnicos da SEMED”, afirmou o professor David Figueiredo.

Leia Mais: