Catracas do Mangueirão já contam com 106 leitores de reconhecimento facial, instalados como parte do processo de modernização do maior estádio do Pará. Os equipamentos estão em fase de ajustes finais e devem começar a operar em breve, mudando a forma de entrada do público nos jogos e eventos.
A novidade atende às regras da Lei Geral do Esporte, que exige controle mais rígido de acesso em arenas com capacidade acima de 20 mil pessoas, como é o caso do estádio em Belém.
O sistema foi desenvolvido pela empresa Imply e reúne identificação biométrica, monitoramento por imagem e uma central de informações técnicas. A estrutura também permitirá o cadastro facial dos torcedores, tornando o ingresso pessoal e intransferível.
Para o secretário de Estado de Esporte e Lazer, Cássio Andrade, a mudança representa um salto em segurança e conforto.
“A implementação do reconhecimento facial no Novo Mangueirão representa um avanço significativo na segurança e na experiência dos torcedores que vão assistir aos jogos no estádio. Nós, do Governo do Pará, por meio da Seel, estamos sempre buscando garantir conforto e segurança. Essa tecnologia vai trazer muitos benefícios para todos”, afirmou.
Com o novo modelo, não será mais necessário apresentar ingresso físico ou cartão. O rosto do torcedor funcionará como credencial de acesso, após o cadastro biométrico.
O sistema também será integrado aos clubes e à área de segurança pública, possibilitando a identificação de tentativas de entrada irregular e ajudando no controle de ocorrências. Em uma segunda etapa, a tecnologia poderá ser utilizada também em shows e eventos culturais, já que o Mangueirão opera como arena multiuso.
O cadastro será feito de forma online, por meio de link que será divulgado nos canais oficiais do Governo do Pará e da Secretaria de Esporte e Lazer. Será necessário informar dados pessoais, apresentar documento com foto e realizar o escaneamento facial em ambiente iluminado, sem acessórios.
Com a biometria concluída, o acesso ao estádio ocorrerá de forma rápida e segura, apenas com o reconhecimento facial.











Deixe um comentário