Mangueirão entra na Rota dos Estádios de Futebol do Mercosul - Estado do Pará Online

Mangueirão entra na Rota dos Estádios de Futebol do Mercosul

Projeto, liderado pelo Ministério do Esporte e Ministério do Turismo, selecionou as praças esportivas do Brasil, Argentina, Uruguai, Chile, Paraguai e Bolívia, além de museus do futebol

Foto: Raphael Luz / Ag. Pará

O Estádio do Mangueirão foi incluído na Rota dos Estádios de Futebol do Mercosul. A iniciativa foi apresentada na última semana pelo Governo Federal, por meio do Ministério do Esporte e Ministério do Turismo. No projeto, ainda consta Estádios tradicionais do futebol Sul-americano, como a La Bombonera, na Argentina, e o Centenário, no Uruguai.

O projeto tem a marca “Visit South America” (Visite a América do Sul) e tem como objetivo unir a paixão pelo esporte ao turismo. A Rota inclui o Brasil, Argentina, Chile, Uruguai, Paraguai e Bolívia. Para o ministro do Turismo, Celso Sabino, a iniciativa visa também aumentar o fluxo de visitantes nos países que integram o Mercosul, principalmente ao Brasil.

É um legado que o Brasil deixa na presidência do Mercosul. Estamos usando a paixão que une nosso continente para criar um produto turístico integrado, poderoso e sustentável. A Rota vai fortalecer a marca ‘Visit South America’ e, consequentemente, atrair mais visitantes estrangeiros para o Brasil, gerando desenvolvimento e fortalecendo nossos laços culturais”, ressaltou.

Exclusivo! Belém envia ofício à CBF e Conmebol para receber final da Libertadores 2025

Já o ministro do Esporte, André Fufuca, lembrou que o futebol é um dos esportes que melhor representa a história da população. Para ele, o projeto valoriza a identidade da América do Sul e mostra a “força que o futebol tem na nossa cultura”.

O futebol conta a história do nosso povo. Está nas ruas, nos campos de várzea, nas escolas, nas comunidades. É uma paixão que atravessa gerações, que faz parte da vida de meninas e meninos, de homens e mulheres. A Rota dos Estádios de Futebol do Mercosul é uma forma de valorizar essa identidade, que compartilhamos com os nossos irmãos sul-americanos, e mostrar ao mundo a força que o futebol tem na nossa cultura”, disse.

Além do Estádio do Mangueirão, foram incluídos no projeto os estádios do Maracanã, Allianz Parque, Neo Química Arena, Arena BRB Mané Garrincha, Beira-Rio, Arena do Grêmio, Vila Belmiro e Arena Castelão. Fora do Brasil, estão no projeto os estádios Presidente Perón, Monumental de Nuñez – ambos na Argentina -, Nacional do Chile e Hernando Siles, na Bolívia.

Entre os museus, estão na Rota o Museu Pelé, Museu do Flamengo, Museu do Flamengo e Museu da Conmebol, no Paraguai.

Pará em alta

Nos últimos anos, o Estádio do Mangueirão foi o palco central das principais competições do futebol brasileiro e Sul-americano. Em 2023, a praça esportiva paraense recebeu a Seleção Brasileira para o primeiro jogo das Eliminatórias da Copa do Mundo de 2026.

No ano seguinte, a Supercopa do Brasil, com Flamengo x Botafogo, foi disputada em Belém e em seguida a Seleção Brasileira retornou ao estádio para um período de preparação antes do jogo com a Venezuela, em Maturín, pelas Eliminatórias da Copa do Mundo.

Na última sexta-feira, o Estado do Pará Online (EPOL) divulgou com exclusividade que o Governo do Estado enviou à CBF e Conmebol um ofício colocando o Estádio do Mangueirão à disposição para a final da Conmebol Libertadores 2025, que pode sair de Lima, no Peru, por conta do estado de emergência em meio aos protestos contra o governo local.

Leia também:

COP30: Estádio do Mangueirão começa a ser preparado para o Global Citizen