Mais de 250 pessoas são atendidas no primeiro Viradão da Saúde

O mutirão noturno, uma das promessas de campanha do prefeito Igor Normando (MDB), garantiu atendimento gratuito em diversas especialidades médicas, com o apoio de instituições parceiras.

Foto: Raphael Macedo

Mais de 250 moradores dos bairros Bengui e Tapanã, que aguardavam há anos por consultas especializadas, foram atendidos na primeira edição do Viradão da Saúde, realizada na noite desta sexta-feira (31) na Usina da Paz do Bengui. O mutirão noturno, uma das promessas de campanha do prefeito Igor Normando, garantiu atendimento gratuito em diversas especialidades médicas, com o apoio de instituições parceiras.

Acompanhado do secretário municipal de Saúde, Rômulo Nina, o prefeito percorreu os consultórios e destacou a importância da iniciativa para reduzir a espera por consultas na rede municipal.

“Sabemos que a população sofre esperando anos por uma consulta com especialista. Estamos oferecendo isso no Viradão da Saúde em forma de mutirão. Além da consulta, todos os atendidos terão encaminhamento para exames, cirurgias ou outros tratamentos, garantindo a continuidade do atendimento”, afirmou Igor Normando.

Foto: Raphael Macedo

Mutirão levou atendimento especializado e humanizado

A ação, promovida pela Prefeitura de Belém em parceria com a UEPA, Hospital Maradei, CESUPA e Beneficente Portuguesa, ofereceu consultas em oftalmologia, dermatologia, clínica geral, endocrinologia, ortopedia, cirurgia geral e neurologia.

A dona de casa Andrea Guedes, de 46 anos, aguardava desde 2019 por uma consulta com um cirurgião geral para retirada de cálculos na vesícula.

“Foram anos de dor e espera. Hoje, saio renovada e esperançosa, com guias para meus exames pré-cirúrgicos. Agora, finalmente, poderei fazer minha cirurgia”, contou emocionada.

Já a aposentada Maria de Lourdes, de 66 anos, que esperava há mais de um ano por atendimento em ortopedia, celebrou o alívio ao ser chamada.

“Eu vivia na esperança de um dia ser atendida. Quando recebi a ligação com a data e o horário, quase não acreditei”, relatou.

O oftalmologista Igor Parente, que participou do mutirão, destacou a importância da iniciativa.

“São pacientes que estavam há anos na fila de espera e não tinham acesso por questões de regulação ou locomoção. Ações como essa são fundamentais para levar o atendimento a quem precisa”, afirmou.

Prefeitura já planeja novas edições

O Departamento de Regulação da Sesma fez um levantamento prévio dos pacientes que aguardavam atendimento e organizou os agendamentos para evitar transtornos. O sucesso da primeira edição do Viradão da Saúde já impulsiona novos planejamentos.

A Prefeitura de Belém seguirá ampliando o programa, garantindo que cada vez mais moradores tenham acesso rápido e eficaz aos serviços de saúde.

Leia também: