Mais de 10 mil pessoas participaram do Feirão de Emprego em Belém - Estado do Pará Online

Mais de 10 mil pessoas participaram do Feirão de Emprego em Belém

Evento inédito conectou trabalhadores a empresas com vagas imediatas e deve ter novas edições após sucesso de público

Paula Lourinho / Agência Belém

O primeiro Feirão de Emprego da Prefeitura de Belém reuniu cerca de 10 mil candidatos em busca de recolocação profissional, primeiro emprego ou estágio. A iniciativa, organizada pela Secretaria Municipal de Trabalho e Emprego (Semte) em parceria com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) e a ONU, foi realizada na Fundação Cultural do Pará, na avenida Gentil Bittencourt.

Durante o evento, diversas empresas de setores como gastronomia, educação, saúde, comércio e recursos humanos receberam currículos e realizaram entrevistas com vagas de contratação imediata. Os candidatos foram direcionados conforme o perfil para oportunidades de primeiro emprego, Jovem Aprendiz, estágio, PcDs e realocação profissional.

Para a dona de casa Josemere Mota, de 44 anos, o feirão foi a chance que esperava para voltar ao mercado de trabalho. “Sou muito proativa, organizada, dedicada, pontual, sei trabalhar em equipe e lidar com o público em geral. Então tenho capacidade de crescer no mercado de trabalho, graças ao Feirão da prefeitura, que é uma ótima oportunidade para as pessoas que precisam de emprego”, contou.

O secretário municipal de Trabalho e Emprego, Maycon Pantoja, destacou que a grande adesão superou as expectativas e reforçou a importância da parceria com o setor privado. “Os currículos encaminhados para as empresas parceiras, atendem tanto quem busca o primeiro emprego quanto quem deseja se reinserir no mercado. Com a grande procura, novas edições do Feirão deverão ocorrer. A Prefeitura de Belém vem crescendo muito com ações como esta, em parceria com a iniciativa privada, visando o desenvolvimento da cidade. Aqui, candidatos se aproximam do mercado e empresários que precisem de mão de obra são apresentados a futuros profissionais qualificados”, afirmou.

Entre os participantes, histórias de esperança se multiplicaram. José Souza, 43 anos, chegou à fila à meia-noite para garantir atendimento. “Estou em busca de uma chance para sustentar minha família e concluir a construção da minha casa”, disse. Já Ruberson Nogueira, bombeiro civil de 46 anos, saiu animado após entrevista: “Estou confiante de que serei chamado”.

O feirão também abriu espaço para jovens e estudantes universitários, como Maisa Farias, de 25 anos, aluna de Economia na UFPA. “Estou animada e confiante com a possibilidade de participar do processo seletivo da Caixa Econômica, que abrirá vagas na minha área. Quero conquistar essa oportunidade”, afirmou.

A Prefeitura informou que quem não conseguiu participar do evento pode enviar o currículo para o e-mail semtepmb@gmail.com, onde será avaliado e encaminhado às empresas parceiras com vagas disponíveis.

Leia Mais: