Lula vê COP 30 como a chance de países ricos provarem compromisso com o planeta - Estado do Pará Online

Lula vê COP 30 como a chance de países ricos provarem compromisso com o planeta

Para Lula, não se trata de caridade, mas de justiça climática.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou nesta terça-feira (23), em Nova York, que a COP30, marcada para novembro de 2025 em Belém (PA), será a oportunidade dos países desenvolvidos demonstrarem se estão realmente comprometidos com o enfrentamento da crise climática.

Em discurso de abertura da 80ª Assembleia Geral da ONU, Lula ressaltou que a conferência será a “COP da verdade”. Para ele, não se trata de caridade, mas de justiça climática:

“Será o momento de os líderes mundiais provarem a seriedade de seu compromisso com o planeta. O Brasil se comprometeu a reduzir entre 59% e 67% suas emissões, abrangendo todos os gases de efeito estufa e setores da economia.”

O presidente também destacou o avanço do Fundo Florestas Tropicais para Sempre, iniciativa que pretende remunerar países que preservam suas florestas, e lembrou que o Brasil reduziu pela metade o desmatamento nos últimos dois anos.

Lula reforçou a necessidade de garantir financiamento climático para países do Sul Global e defendeu a criação de um conselho da ONU voltado a monitorar compromissos ambientais.

“É chegado o momento de passar da fase de negociação para a etapa de implementação”, afirmou.

Leia também: