Lula (PT) sanciona lei que amplia tarifa social na conta de energia para famílias de baixa renda - Estado do Pará Online

Lula (PT) sanciona lei que amplia tarifa social na conta de energia para famílias de baixa renda

As famílias, que antes possuíam desconto no valor total, agora podem garantir gratuidade

Foto: Reprodução

O presidente Lula (PT) sancionou, nesta quarta-feira (7), o Projeto de Lei que estende a tarifa social da conta de luz para famílias registradas no Cadastro Único e com consumo mensal de até 80kWh. Antes do projeto, somente indígenas e quilombolas tinham direito à gratuidade sobre o consumo de energia elétrica.

A proposta foi aprovada no Congresso no mês de setembro, prestes a perder a validade e foi autenticada pelo presidente durante cerimônia ocorrida no Palácio do Planalto. Em maio, a medida provisória foi aplicada e a tarifa social estava vigente desde julho.

De acordo com o governo, cerca de 60 milhões de brasileiros foram contemplados com isenção total na conta de luz e outros 55 milhões possuem desconto no pagamento.

O projeto aprovado estabelece que, a partir de janeiro de 2026, famílias com renda per capita entre meio e um salário mínimo terão desconto na conta de luz, com um abatimento de 12% referente ao CDE (Conta de Desenvolvimento Energético).

Confira quem tem direito à tarifa social:

Famílias do CadÚnico com renda mensal até meio salário mínimo per capita; pessoas com deficiência ou idosos (65+) no Benefício de Prestação Continuada (BPC) — que também são inscritos no CadÚnico; famílias indígenas e quilombolas do CadÚnico; famílias do CadÚnico atendidas em sistemas isolados por módulo de geração offgrid, isto é, módulos particulares, fora da rede elétrica pública.

Leia também: