O Porto de Outeiro foi entregue neste sábado (1º) em Belém com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e do governador Helder Barbalho, a menos de 10 dias da abertura da COP 30. A obra reforça a infraestrutura logística da conferência e promete impactar o turismo de cruzeiros no estado.
Com capacidade para receber dois navios transatlânticos e até 5 mil passageiros, o terminal amplia a movimentação de carga e coloca Outeiro como novo polo portuário da Região Metropolitana. A execução do projeto ficou a cargo da Companhia Docas do Pará (CDP) e envolveu construção de 11 dolphins, 10 pontes metálicas e ampliação do píer de 261 para 716 metros.
O investimento estimado foi de R$ 233 milhões, com seis meses de obras contínuas, resultando em 745 empregos diretos e indiretos. Helder Barbalho destacou a integração do porto com outras frentes de infraestrutura da cidade, incluindo aeroporto ampliado e BRT Metropolitano moderno.
Belém está avançando para, nesta reta final, estar com todos os equipamentos prontos para bem receber aqueles que participarão da COP e, principalmente, com legados extraordinários que nos permitem avançar na infraestrutura da cidade. Após a COP, quatro novos cruzeiros passarão a utilizar esse espaço. Além disso, temos o aeroporto, que dobrou sua capacidade receptiva, o BRT Metropolitano com 265 novos ônibus com ar-condicionado e wi-fi. Portanto, diversas agendas entregues, colocando a Região Metropolitana e a capital em uma condição muito melhor”, afirmou o governador.

Ele citou ainda a continuidade de quatro novos cruzeiros utilizando o porto após a conferência. A nova Ponte de Outeiro, entregue recentemente, conecta o distrito ao Parque da Cidade, reduzindo em 40 minutos o trajeto dos ônibus Exclusivo COP30 e garantindo mais fluidez no transporte dos credenciados.
Além de atender à conferência, o porto modernizado fortalece o escoamento de granéis e cargas gerais, estimula o desenvolvimento urbano e turístico local, e cria oportunidades para o turismo fluvial e marítimo na região.
O presidente Lula também destacou a relevância da obra nas redes sociais: “O Terminal Portuário de Outeiro é a prova de que o Norte do país, assim como todo o Brasil, pode ser mais quando tem oportunidade. A COP30 representa desenvolvimento sustentável, geração de empregos e um legado duradouro para Belém e a Amazônia.”












Deixe um comentário