Luciano Huck é criticado após pedir que indígenas escondam celulares durante gravação no Xingu - Estado do Pará Online

Luciano Huck é criticado após pedir que indígenas escondam celulares durante gravação no Xingu

No vídeo, Luciano orienta que pessoas com roupas não tradicionais e celulares não apareçam na imagem.

Reprodução rede social

Um vídeo dos bastidores de uma gravação do Domingão, da TV Globo, no Parque Indígena do Xingu, repercutiu nas redes sociais após mostrar o apresentador Luciano Huck pedindo que indígenas escondessem celulares e roupas “comuns” antes de uma foto. A cena, registrada durante gravação com participação da cantora Anitta, gerou críticas e levantou debate sobre estereótipos e representações de povos originários na mídia.

O pedido de Huck
No vídeo, Luciano orienta que pessoas com roupas não tradicionais e celulares não apareçam na imagem. “Limpa a cultura de vocês aí”, diz o apresentador, enquanto conversa com membros da aldeia. Ele também afirma que “quanto mais celulares aparecem, menos é a cultura de vocês”, pedindo a um líder local que repassasse a orientação aos demais indígenas.

“Quando tiver gravando, se puder ‘segurar’ o celular. […] Quando aparece vocês de celular, acho que mexe na cultura original”, declara Huck na gravação.

Veja

Posicionamento do apresentador
Diante da repercussão, Luciano Huck divulgou nota afirmando que o pedido foi motivado por uma “decisão de direção de arte” da equipe do programa, e não por tentativa de restringir comportamentos dos indígenas.

“Não se tratou de impor qualquer tipo de limitação cultural ou de consumo. Foi apenas um ajuste pontual dentro do contexto de um set de filmagem”, afirmou.

O apresentador destacou ainda que possui uma relação de longa data com povos indígenas e que defende o direito das próprias comunidades decidirem sobre seus modos de vida e tradições.

Viagem ao Xingu
Huck e Anitta estiveram na aldeia Ipatse, do povo Kuikuro, em Querência (MT), onde acompanharam o Kuarup — ritual fúnebre que reúne diversas etnias do Alto Xingu. A dupla também visitou a aldeia Piaraçu, na Terra Indígena Capoto-Jarina, onde se encontrou com o cacique Raoni, de 92 anos. O líder falou sobre direitos indígenas e autografou um livro ao apresentador.

A reportagem gravada no Xingu ainda não foi exibida pelo Domingão.

Leia também: