A liderança da Comunidade Quilombola do Engenho Arquenio, Olívia Natalina de Farias Ferreira, celebrou nas redes sociais a aprovação em primeiro lugar no curso de Direito da Universidade Federal do Pará (UFPA), por meio do Processo Seletivo Especial (PSE) Indígena e Quilombola 2026.
Em vídeo publicado recentemente, Olívia destacou a importância da família em sua trajetória e afirmou que o ingresso na universidade representa a realização de um sonho. Filha de agricultor e de família quilombola, ela ressaltou o valor da educação como ferramenta de transformação.
O pai da estudante também se manifestou nas redes sociais, emocionado, destacando o esforço da família e o orgulho pela conquista da filha.
A UFPA divulgou no dia 19 de janeiro a lista de aprovados no Processo Seletivo Especial voltado a indígenas e quilombolas. Ao todo, 476 candidatos foram aprovados, sendo 380 quilombolas e 96 indígenas, entre mais de 2.200 inscritos.
Para o ano de 2026, a universidade ofertou 760 vagas destinadas exclusivamente a esses públicos, fortalecendo a política de inclusão e ampliando o acesso de populações historicamente excluídas ao ensino superior.
Os aprovados precisaram realizar a habilitação no Centro de Indicadores Acadêmicos (Ciac) até o dia 23 de janeiro para confirmar o vínculo com a instituição.
*Com informações do site Agência Cenarium.
Leia também:











Deixe um comentário