Líder de facção criminosa que atuava em Belém é preso em Pernambuco

O suspeito, cuja identidade não foi revelada, é acusado de orquestrar uma série de extorsões direcionadas a comerciantes, políticos e candidatos no Pará.

Foto divulgação

Em uma operação coordenada, a Polícia Civil do Pará (PCPA) prendeu nesta segunda-feira (26), um importante líder de facção criminosa que atuava em Marituba, na Região Metropolitana de Belém. A prisão foi realizada em Jaboatão dos Guararapes, Pernambuco, após uma colaboração entre a Delegacia de Repressão a Facções Criminosas (DRFC), a Força Integrada de Combate ao Crime Organizado (FICCO) do Pará e a Polícia Civil de Pernambuco (PCPE).

O suspeito, cuja identidade não foi revelada, é acusado de orquestrar uma série de extorsões direcionadas a comerciantes, políticos e candidatos no Pará. Ele também é investigado por ser o autor intelectual de um recente ataque à residência de uma política em Marituba.

“Ele foi identificado como o principal responsável pelos ataques e extorsões no Pará. Graças a uma operação integrada, conseguimos capturá-lo em Pernambuco, onde ele estava foragido”, afirmou o delegado-geral da PCPA, Walter Resende.

Durante a prisão, o homem tentou escapar pelos telhados da residência onde estava escondido, mas foi rapidamente capturado pelas equipes policiais. A ação contou com o suporte do Núcleo de Inteligência Policial (NIP) do Pará, da Divisão de Repressão ao Crime Organizado (DRCO), da Diretoria de Inteligência da Polícia Civil de Pernambuco (DINTEL PCPE), além da FICCO.

Foram cumpridos três mandados de prisão contra o suspeito: um por fuga do sistema penitenciário paraense em 2021, e outros dois emitidos pela Comarca de Marituba e pela Vara de Combate ao Crime Organizado do Pará.

A operação ressalta o empenho das forças policiais na luta contra o crime organizado e na restauração da ordem pública na região.

Leia também: