Jovem morre de leptospirose em Belém e família questiona péssima situação sanitária da cidade

O rapaz começou a passar mal na última quarta-feira (31), quando teria sido diagnosticado erroneamente com Chikungunya. A família reclamou das péssimas condições de saneamento da cidade

Jovem de camisa branca
Foto: Reprodução

Faleceu na manhã desta sexta-feira (2) Brian Adam da Costa Barbosa, após ser diagnosticado com leptospirose. O jovem, residente do Distrito de Icoaraci, estava em fase de experiência em um estaleiro. O que pode ter contribuído significativamente para que Brian pegasse a doença, é a atual situação sanitária de Belém.

Na última quarta-feira (31), segundo informações da família, ele passou mal e foi levado para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do bairro, onde teria sido diagnosticado erroneamente com Chikungunya, doença transmitida pela picada dos mosquitos Aedes aegypti ou Aedes albopictus, os mesmos que transmitem dengue e febre amarela.

Conforme a tia do rapaz, identificada como Andreia, funcionários da Secretaria Municipal de Saúde (Sesma) foram conversar com ele na unidade hospitalar.

Na mesma quarta-feira, a vítima passou por uma consulta no Hospital Abelardo Santos. O médico, ao perceber que não se tratava de Chikungunya, a encaminhou imediatamente para o Hospital Pronto Socorro Municipal Mário Pinotti (PSM da 14).

Brian, de acordo com a tia, queixava-se de muitas dores, especialmente na região da panturrilha, e não conseguia se locomover.

Andreia, professora aposentada do estado e do município, aproveitou o triste momento para manifestar sua preocupação com o estado crítico de Belém e Icoaraci em relação ao saneamento e à coleta de lixo. Ela fez duras críticas a alguém que, até pouco tempo atrás, admirava muito: Edmilson Rodrigues (PSOL).

“Eu tinha o prefeito como uma pessoa maravilhosa, um colega de profissão, já que sou professora também. Mas veja como ele permitiu que nossa cidade chegasse a esse ponto, com muito lixo. As pessoas também não colaboram, há muitas moscas e ratos. Poças d’água em muitos locais. Nós moramos aqui Pimenta Bueno (travessa no bairro do Cruzeiro, em Icoaraci), em frente a uma praça completamente tomada pelo mato. Não temos assistência em nada”, lamenta.

Andreia

“Temos um canal cheio de mato; ontem me disseram que encontraram duas cobras. Deveríamos ter uma melhoria significativa do prefeito. Ele tem o apoio do presidente. Por que não investir mais na saúde? Hoje acordei limpando lixo, a casa fica infestada de água”, completa.

Leptospirose e o saneamento 

Em relação à doença que tirou a vida de Brian, a leptospirose é causada por uma bactéria chamada Leptospira, presente na urina de ratos e outros animais, transmitida ao homem principalmente durante enchentes, um problema recorrente 

em Belém, especialmente na época do Inverno Amazônico, quando as chuvas ficam mais intensas na região.

Velório

O corpo do jovem Brian será velado, nesta sexta, na capela mortuária da Paróquia Santuário São João Batista e Nossa Senhora das Graças, localizada na Vila Sorriso, em Icoaraci.

Leia também: