Jovem desaparecido há cinco dias no Pico do Paraná é encontrado vivo - Estado do Pará Online

Jovem desaparecido há cinco dias no Pico do Paraná é encontrado vivo

Roberto Farias Thomaz, de 20 anos, estava desaparecido desde o dia 31 de dezembro durante uma trilha no Pico do Paraná.

O jovem Roberto Farias Thomaz, de 20 anos, que estava desaparecido desde o dia 31 de dezembro durante uma trilha no Pico do Paraná, foi encontrado vivo nesta segunda-feira (5). A informação foi confirmada pelo Corpo de Bombeiros.

A família anunciou o resgate por meio das redes sociais, publicando uma imagem do jovem e informando que ele estava consciente e seria encaminhado para atendimento médico. “Encontramos o Roberto. Ele está vivo, está bem e já estamos o encaminhando para o hospital”, diz um trecho da publicação. Os familiares também agradeceram o apoio recebido durante os dias de busca. “Obrigado a todos os anjos que vieram nos ajudar e pelas orações”, completaram.

Até a última atualização desta reportagem, não haviam sido divulgados detalhes sobre as circunstâncias em que Roberto foi localizado. As buscas mobilizaram equipes do Grupo de Operações de Socorro Tático (GOST), do Corpo de Bombeiros, além de voluntários e trilheiros experientes.

Roberto desapareceu na noite de 31 de dezembro, quando realizava a trilha acompanhado da amiga Thayane Smith. Os dois subiram até o chamado acampamento 1, onde descansaram por algumas horas antes de seguir rumo ao cume por volta das 3h da madrugada. Durante a subida, outros trilheiros relataram que o jovem passou mal, apresentando sinais de fraqueza e episódios de vômito.

Mesmo debilitado, Roberto conseguiu alcançar o topo por volta das 4h, com a ajuda de integrantes do grupo, que lhe forneceram água e alimento. Após o amanhecer, os trilheiros iniciaram a descida. Em um trecho anterior ao retorno ao acampamento, o jovem ficou para trás e não foi mais visto.

A ausência foi percebida quando o grupo retornou ao acampamento. Um dos trilheiros, Fábio Sieg Martins, analista jurídico, relatou à imprensa que encontrou Thayane sozinha na barraca, o que levantou o alerta. “Quando chegamos no acampamento 1, a menina estava na barraca. Perguntei ‘cadê o Roberto?’ e ela não soube responder. Aí bateu o desespero”, contou em entrevista ao G1.

Trilha exige experiência

Com 1.877 metros de altitude, o Pico do Paraná é o ponto mais alto da região Sul do Brasil e considerado uma trilha de alto grau de dificuldade, mesmo para praticantes experientes. O percurso inclui penhascos, paredões rochosos, trechos com uso de cordas e grampos, além de mudanças bruscas de clima, neblina intensa e ausência de sinal de celular em grande parte do trajeto.

Leia também: