Jornalistas da Al Jazeera que vieram a Belém sofrem tentativa de assalto - Estado do Pará Online

Jornalistas da Al Jazeera que vieram a Belém para a COP30 sofrem tentativa de assalto no Ver-o-Peso

Policiais rodoviários federais que estavam de folga conseguiram prender um dos suspeitos e recuperar os pertences

Crédito: reprodução redes sociais

Dois jornalistas estrangeiros foram vítimas de uma tentativa de assalto na tarde de domingo (02), na região da Feira do Açaí, próxima ao Ver-o-Peso, um dos principais pontos turísticos de Belém. As vítimas (uma argentina e um chileno) trabalham para a emissora internacional Al Jazeera e estão na capital paraense para cobrir os preparativos da COP30, conferência climática que será realizada na próxima semana na capital paraense.

Segundo informações da Polícia Civil, o casal caminhava em direção à Estação das Docas quando foi surpreendido por dois homens armados com faca e terçado, que anunciaram o assalto. Os criminosos exigiram os pertences das vítimas, levando um colar, um relógio e uma carteira com documentos e dinheiro.

Durante a ação, os jornalistas permaneceram calmos e entregaram os objetos, evitando reação. Logo após o crime, os suspeitos tentaram fugir pela orla, mas foram interceptados por policiais rodoviários federais (PRFs) que estavam de folga e presenciaram a cena. Um dos agentes conseguiu imobilizar um dos suspeitos, enquanto o outro homem tentou escapar se jogando no rio, em uma tentativa desesperada de fuga.

Mesmo assim, os policiais conseguiram detê-lo pouco depois, com ajuda de populares que estavam no local. Todos os objetos roubados foram recuperados, e os dois jornalistas não sofreram ferimentos. A prisão foi registrada em vídeo por testemunhas e rapidamente circulou nas redes sociais, mostrando o momento em que o suspeito é retirado da água.

O homem detido foi encaminhado à Seccional de São Brás, onde foi autuado em flagrante. A Delegacia de Proteção ao Turista (DPTur) prestou atendimento inicial às vítimas, que relataram o susto, mas disseram estar bem e manterão sua agenda de trabalho em Belém. O segundo suspeito conseguiu fugir e está sendo procurado pelas autoridades.

Leia também: