Influencer denuncia violência policial contra manifestantes aprovados em concurso da PM e Bombeiros no Pará

A abordagem, segundo relatos, foi truculenta. Os manifestantes denunciam humilhações e perseguições por parte de agentes da Polícia Militar

Créditos: reprodução

A repressão policial a um ato público em Belém, na manhã dessa quarta feira(09), acendeu o alerta sobre a escalada de violência institucional no Pará. Manifestantes que protestavam pela convocação dos aprovados em concurso público para a Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros foram detidos pela própria corporação. A abordagem, segundo relatos, foi truculenta. Os manifestantes denunciam humilhações e perseguições por parte de agentes da Polícia Militar.

A influencer Ellen Rechene, que soma mais de 100 mil seguidores nas redes sociais, publicou um vídeo denunciando a ação.

“Todas as vezes em que o povo paraense foi às ruas lutar por seus direitos, foi recebido pelo governo do Estado dessa forma”, afirmou.

Ellen relembrou outros episódios de repressão recente, como o confronto com professores em dezembro de 2024 e as ações contra moradores do Marajó que protestavam contra o aumento abusivo nas tarifas de transporte fluvial.

A influenciadora também questiona a redução no número de convocados:

“O governador anunciou 4 mil vagas. Foram formados 4 mil nomes. E agora estão ofertando só 1.500. É um desrespeito com quem estudou, com quem passou.”

No vídeo divulgado em suas redes, Ellen mostra dois manifestantes sendo colocados dentro de uma viatura da Polícia Militar. A imagem gerou forte repercussão entre seguidores, mobilizando apoio à causa dos aprovados que cobram a convocação integral.

A redação do Estado do Pará Online entrou em contato com a Polícia Militar e com a Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Segup), estamos no aguardo de possicionamento.

Leia também: