Ilhas de Belém recebem eventos com shows, inclusão e solidariedade neste fim de semana - Estado do Pará Online

Ilhas de Belém recebem eventos com shows, inclusão e solidariedade neste fim de semana

Mosqueiro sedia a 18ª Parada LGBTI+ com foco em justiça social e climática, enquanto Outeiro promove o Croco Summer Solidário com arrecadação de alimentos.

As ilhas de Belém terão um fim de semana marcado por cultura, diversidade e solidariedade. Com apoio da Prefeitura de Belém, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Semcult), Mosqueiro e Outeiro recebem programações especiais que celebram a identidade popular, o respeito às diferenças e o compromisso social.

No sábado (27), a ilha de Mosqueiro será palco da 18ª edição da Parada LGBTI+, que neste ano adota o tema “Diversidade que Transforma – o protagonismo das populações historicamente marginalizadas nos debates sobre justiça climática e direitos humanos”. A concentração será a partir das 14h, no Caramanchão da Praia do Chapéu Virado.

Com trios elétricos, performances de drag queens como Kastelly Top Flúor e shows de artistas como Jeff Moraes, Amandha Crystyna, Mc Jheffer e Johan, o evento pretende reunir mais de 100 mil pessoas. A Parada também terá ações educativas de promoção à saúde, respeito à diversidade e garantia de direitos. A iniciativa é organizada pelo Grupo LGBTI+ de Mosqueiro, com o apoio da Prefeitura de Belém e de entidades da sociedade civil.

Já no domingo (28), é a vez de Outeiro receber o Croco Summer Solidário, no Pistão da Água Boa. Das 18h às 3h da madrugada, o público poderá curtir shows da aparelhagem Crocodilo, da banda Batidão do Melody e do cantor Vaguinho. Para participar, é necessário doar 1 kg de alimento não perecível, com ponto de arrecadação na Subprefeitura de Outeiro.

“Essa é uma festa do povo para o povo, com um propósito social. Valorizamos nossa cultura de aparelhagem e artistas da terra”, afirmou a subprefeita Glenda Amaral.

Ambos os eventos integram a programação de verão da Prefeitura, que busca fortalecer a cultura popular e promover ações de inclusão e cidadania em todas as regiões de Belém.

Leia também: