III Festival de Pássaros e Bichos do Pará acontece no Theatro da Paz

Todas as atividades são gratuitas e abertas ao público em geral. O festival conta com programação até domingo (26), com a participação de 25 grupos de pássaros juninos do Estado.

Foto Divulgação

Está em andamento o terceiro evento anual do Festival de Pássaros e Bichos do Pará, no Theatro da Paz. O festival conta com uma programação de quatro dias, iniciado na quinta (23) a domingo (26), com a participação de 25 grupos de pássaros juninos do Estado.

As apresentações e premiações dos grupos aconteceram ontem (23) e hoje (24), das 18h às 20h30, enquanto no sábado e domingo o festival terá performances ao longo de todo o dia, das 9h às 21h. Mais detalhes sobre a programação estão disponíveis no anexo.

Após uma pausa de 7 anos, a participação dos grupos folclóricos de pássaros e bichos do Pará neste Festival é um retorno muito aguardado, especialmente após o impacto da pandemia de covid-19.

A presença dos cordões de pássaros juninos enfatiza o compromisso em preservar as tradições culturais locais e em compartilhar a riqueza dos animais amazônicos com novos públicos, promovendo a história dos grupos espalhados pelo Pará.

A coordenadora do festival, Laurene Ataíde, expressou sua empolgação e expectativas para o evento, destacando a importância de compartilhar a cultura paraense e encantar o público com as histórias e encantos dos pássaros e bichos da região.

“Nós estamos radiantes, ansiosos e com grandes expectativas para o festival. Para nós, é uma grande oportunidade e uma enorme satisfação poder levar um pedaço da nossa tradição, dessa manifestação cultural paraense para cada vez mais públicos, para que conheçam mais da nossa arte, do nosso Estado, que se encantem com as histórias dos pássaros e dos bichos da fauna paraense”, disse a coordenadora do festival.

Durante os quatro dias, grupos de diferentes regiões de Belém, como Beija-flor, Curió, Suindara e Borboleta, bem como de municípios mais distantes como Parauapebas, Canaã dos Carajás e Salinópolis, irão se apresentar. Os grupos participantes variam entre novatos e veteranos, alguns com mais de um século de tradição.

Esses grupos folclóricos, compostos em sua maioria por famílias de comunidades menos favorecidas, têm todas as suas despesas cobertas pelo projeto, desde a confecção de figurinos, aquisição de instrumentos musicais, transporte, hospedagem e alimentação.

Muitos dos participantes são crianças e adolescentes que encontram na arte uma forma de entretenimento, criatividade e oportunidades em meio às dificuldades.

Este evento é viabilizado pelo patrocínio do Instituto Cultural Vale, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet), e do Ministério da Cultura. Os ingressos podem ser obtidos na bilheteria do Teatro da Paz ou online através do site www.theatrodapaz.com.br.

Leia também: