Identificamos um dos culpados por parte dos prejuízos causados pelo incêndio, ocorrido hoje no centro comercial de Belém

Incêndio em Belém
Foto: Reprodução

Já há pelo menos uma pessoa apontada como responsável pela perda total, em sete lojas do centro comercial de Belém, após o segundo incêndio ocorrido este ano na área.

Trata-se do cidadão Edmilson Brito Rodrigues, também conhecido pelo apelido de Ed Potoca, o qual foi eleito em 2020, como prefeito da capital paraense pela terceira vez e que entre outras diversas omissões, permite que vendedores ocupem irregularmente a área do comércio, sendo que alguns usam até concreto para fixarem suas barracas nas calçadas e ruas, que em grande parte estão invadidas por centenas de ambulantes.

Nada contra quem precisa trabalhar e resolve buscar neste tipo de atividade, uma forma de ganhar a vida, mas não é fechando ruas que se cria um mercado inclusivo. A prefeitura de Belém se faz omissa ao se negar em resolver a questão que não é só social e econômica, como também urbanística.

Logo ele, o prefeito que sempre se gaba por ser arquiteto, com especialização em Desenvolvimento de Áreas Amazônicas e mestrado em Planejamento do Desenvolvimento.

Como prefeito, Edmilson deveria agir, primeiro desenvolvendo políticas públicas que garantissem acesso à linhas de crédito de verdade e não a mixaria que o tal “Crédito Solidário” que o Banco do Povo oferece, bem como acomodar em novos espaços, quem está trabalhando de forma irregular e atrapalhando o direito de ir e vir de veículos, como ocorreu com as viaturas do corpo de bombeiros, que se não fosse a perda de tempo que tiveram para chegar em frente dos prédios em chamas, poderiam ter evitado boa parte do prejuízo que os comerciantes tiveram com suas lojas destruídas pelo fogo.

Assista abaixo, os vídeos da TV Liberal que trouxeram os depoimentos dos agentes do Corpo de Bombeiros que explicaram como se deu o trabalho de conter as chamas e dos lojistas e consumidores que lamentam o ocorrido:

AOS FATOS

Um incêndio de grandes proporções afetou várias lojas do Comércio de Belém durante a madrugada desta terça-feira (22). O fogo começou por volta de 1h20 em uma loja localizada na Rua 7 de Setembro com a 13 de Maio, e se espalhou para pelo menos seis estabelecimentos. As primeiras informações coletadas no local indicam que o fogo pode ter iniciado em uma loja de artigos religiosos. Vídeos compartilhados nas redes sociais mostram a ação dos Bombeiros tentando conter as chamas intensas. O Corpo de Bombeiros Militar do Pará e a Coordenadoria Estadual de Defesa Civil informaram que o incêndio afetou sete lojas e foi controlado por uma equipe de 53 militares usando 10 viaturas. Felizmente, não houve vítimas e os trabalhos de rescaldo estão em andamento.

Leia também:

Justiça suspende licitação bilionária da prefeitura de Belém, que visa a privatização da coleta e destinação do lixo