I Conferência Municipal de mudanças climáticas de Belém acontece neste sábado (29)

Este evento visa debater as consequências climáticas no contexto da COP 30, que ocorrerá em Belém em novembro de 2025.

Foto divulgação

A I Conferência Municipal de Mudanças Climáticas de Belém será realizada neste sábado (29) de junho, das 8h às 17h, no Centro Cultural e Esportivo Cabano Altino Pimenta, no bairro do Reduto. O evento espera reunir cerca de 1.500 participantes.

O foco principal da conferência será o Plano Municipal de Ação Climática, organizado pela Prefeitura de Belém em parceria com a Universidade Livre da Amazônia (Ulam) e o Fórum Municipal sobre Mudanças Climáticas (FMMC). Este evento visa debater as consequências climáticas no contexto da COP 30, que ocorrerá em Belém em novembro de 2025.

A Conferência é o resultado de um processo coletivo de construção de diretrizes para a elaboração do Plano Municipal de Ação Climática. O objetivo é apresentar à sociedade ações para o planejamento futuro da cidade, com políticas públicas voltadas para o enfrentamento das mudanças climáticas, justiça social e sustentabilidade.

O prefeito Edmilson Rodrigues, arquiteto e urbanista, representando a Frente Nacional dos Prefeitos (FNP) no Conselho Nacional de Meio Ambiente (Conama), abrirá a conferência.

Mais de 3 mil pessoas participaram de plenárias nos distritos, ilhas e segmentos sociais de Belém, em cooperação com comunidades e instituições públicas e privadas, para ampliar o debate sobre os problemas e soluções climáticas. As informações coletadas serão apresentadas ao prefeito Edmilson Rodrigues em um compêndio de 190 páginas, fruto das discussões do FMMC.

A conferência reunirá pessoas de diversos segmentos sociais, incluindo comunidades tradicionais indígenas, negros, quilombolas, mulheres, LGBTQIA+, povos tradicionais e de matrizes africanas, juventude, trabalhadores, população em situação de rua, ribeirinhos, agricultores familiares, empresários, mercado informal, entre outros. Participarão também instituições como a Universidade Federal do Pará, a Universidade Federal Rural da Amazônia, o Serviço Geológico do Brasil (SGL), o Museu Emílio Goeldi, o Centro de Referência de Pesquisa sobre Natureza e Ecologia na Amazônia e a Superintendência do Desenvolvimento da Amazônia (Sudam). Organizações civis e internacionais, como o ICLEI, também estarão presentes.

Fórum Municipal sobre Mudanças Climáticas (FMMC)

Criado por decreto do prefeito Edmilson Rodrigues, o FMMC reúne mais de 100 organizações da sociedade civil e instituições, incluindo gestores federais, estaduais e municipais, além de representantes eleitos por segmentos da sociedade civil. O Fórum realiza atividades de formação para a COP-30, preparando tecnicamente a população para diversas intervenções durante o evento.

Programação

  • 7h30 – Credenciamento
  • 8h – Acolhimento com grupos culturais: “Evocar a vida em Belém, herança do povo, Patrimônio do Mundo”
  • 8h30 às 9h – Aprovação do Regimento da Conferência
  • 9h – Vídeo: “Belém de todos os povos, em suas territorialidades”
  • 9h15 – Mesa de abertura: Prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues, autoridades e representantes de instituições parceiras e do FMMC
  • 10h30 – Mística da Terra
  • 10h45 – Mesa 2: Vida Urbana em uma cidade florestal e das águas
  • 13h – Almoço
  • 14h às 14h20 – Acolhimento da tarde: Belém de todas as Águas com Silvinha Tavares e Trio; HAP MAS
  • 14h20 – Mesa 3 “Pororoca em Belém: Participação popular na construção do Plano Municipal do Clima”
  • Deliberações da I Conferência
  • Aprovação do Plano
  • Organização do FMMC e Comitês Populares
  • 17h – Encerramento

Leia também: