O Hospital Regional do Baixo Amazonas Dr. Waldemar Penna (HRBA), em Santarém, realizou neste sábado (22) um mutirão de cateterismo cardíaco que atendeu pacientes internados na própria unidade e em outros serviços de saúde do município, como o Hospital Municipal e a UPA 24h.
Entre os atendidos está Hueneude da Silva Bezerra, 44 anos, que desde 2016 faz acompanhamento por problemas cardíacos. Internado no Hospital Municipal após sofrer um infarto, ele passou por cateterismo e angioplastia no HRBA.
“Estava aguardando esse exame e graças a Deus aconteceu hoje. Não precisei sair de Santarém, deu tudo certo. Agora é voltar ao Municipal, ser avaliado e, se Deus quiser, ter alta logo para ver minha família”, disse.
Referência em hemodinâmica na região oeste do Pará, o HRBA realizou procedimentos como cateterismo — exame em que um tubo fino é inserido até o coração para diagnóstico e tratamento — e angioplastia, técnica minimamente invasiva utilizada para desobstruir artérias.
Segundo o cardiologista clínico e intervencionista José Soares, responsável pela equipe de hemodinâmica, todos os procedimentos ocorreram de forma segura.
“Tivemos exames diagnósticos e um caso que precisou de intervenção com colocação de stent. Tudo ocorreu tranquilamente graças à equipe treinada”, destacou.
Mais de 500 exames no ano
De janeiro a outubro de 2025, o HRBA já realizou mais de 500 cateterismos cardíacos. De segunda a sexta-feira, a unidade atende uma média diária de cinco pacientes, tanto em casos de urgência quanto em procedimentos eletivos regulados pela Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa).
O serviço conta com três médicos especialistas, além de equipe de enfermagem e técnicos capacitados. Além de cateterismo e angioplastia, o hospital também realiza angiografia cerebral, arteriografia de membros e implante de filtro de veia cava.
“Atendimento de excelência”
Para o diretor-geral da unidade, Matheus Coutinho, o mutirão reforça o compromisso do HRBA com a população.
“Temos uma equipe preparada para oferecer o melhor serviço em cardiologia. O mutirão é mais uma iniciativa para atender com excelência quem precisa no oeste do Pará”, afirmou.
Leia também:











Deixe um comentário