Homem é preso no Rio de Janeiro suspeito de fraude em locadoras de Belém

Além da obtenção dos veículos de forma ilegal, ele também é suspeito dos crimes de furto qualificado, estelionato, associação criminosa e corrupção de menores.

homem sendo preso
Divulgação Polícia Civil

Foi preso na manhã desta sexta-feira (22), no Rio de Janeiro, Felipe dos Santos Castro sob a suspeita de obtenção fraudulenta de automóveis de locadoras em Belém e região metropolitana. A prisão é resultado de investigações conduzidas pela Delegacia de Repressão a Furtos e Roubos de Veículos Automotores (DRFRVA/DRCO) do Pará, com colaboração da Delegacia de Repressão a Facções Criminosas e da Subsecretaria de Inteligência da Polícia Civil do Rio de Janeiro.

Segundo informações da PCPA, os veículos adquiridos de forma fraudulenta, conhecidos popularmente como “pipoca”, eram posteriormente repassados a organizações criminosas, sendo revendidos e inseridos novamente no mercado de forma ilegal.

Felipe, que é paraense, fugiu para o Rio de Janeiro. Além da obtenção dos veículos de forma ilegal, ele também é suspeito dos crimes de furto qualificado, estelionato, associação criminosa e corrupção de menores.

Segundo a Polícia Civil na dinâmica do crime a associação criminosa se utilizava de fraude para alugar veículos na cidade de Belém e Ananindeua. Posteriormente, o grupo revendia ou penhorava os automóveis para terceiros, ocasionando grave prejuízo às vítimas. O preso seria o responsável por selecionar as empresas em que alugaria os veículos, e arranjava os documentos para realização dos aluguéis. Posteriormente, repassava os carros e recebia parte dos lucros com a venda e penhora.

Leia também: