O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, já prepara sua saída do comando da pasta e não pretende disputar as eleições de 2026. De acordo com informações do blog da jornalista Ana Flor, do g1, Haddad conversou com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e manifestou o desejo de deixar o ministério em fevereiro, tendo recebido aval do chefe do Executivo.
Nos bastidores, a expectativa era de que Haddad deixasse o governo até o início de abril para concorrer ao governo de São Paulo ou a uma vaga no Senado pelo estado. No entanto, o ministro tem reforçado a interlocutores próximos e a integrantes do governo que uma candidatura no próximo pleito não está em seus planos.
A intenção de Haddad, segundo aliados, é concentrar esforços no lançamento de um livro já finalizado e atuar na coordenação da campanha de reeleição de Lula. Ele avalia que cumpriu as principais missões à frente da Fazenda, citando como conquistas a reforma tributária, a aprovação da isenção do Imposto de Renda para quem ganha até R$ 5 mil e outras medidas voltadas à ampliação da justiça tributária no país.
Com a saída de Haddad, a tendência é que o atual secretário-executivo do Ministério da Fazenda, Dário Durigan, seja escolhido para assumir o cargo e permanecer à frente da pasta até o fim de 2026.
Leia também:













Deixe um comentário