Governo Lula confirma nomeação de Celso Sabino para Ministério do Turismo

Celso Sabino e Alexandre Padilha
Celso Sabino (União Brasil) e Alexandre Padilha (PT) costuram a harmonia entre o Congresso e o governo federal.

A nomeação de Celso Sabino (União-PA) como ministro do Turismo está próxima de ser concretizada, mas já é considera a mais demorada da história da política brasileira. Indicado pelo União Brasil, o paraense vai substituir a atual ministra carioca, Daniela Carneiro, que está deixando o partido, depois da saída de seu marido, o prefeito de Belford Roxo, Waguinho que trocou o União pelo Republicanos.

O governo Lula negocia com os partidos do Centrão a entrega de votos dos deputados e senadores no Congresso, para aprovação de projetos de interesse do executivo, como a Reforma Tributária.

Seja no Pará ou em Brasília, Celso Sabino já é tratado como ministro e na tarde de hoje, a atual ministra colocou o cargo à disposição do presidente Lula, que deve anunciar a data da nomeação de Sabino e pacificar a relação com partidos do Centrão no Congresso Nacional.

O futuro ministro já é visto em eventos com seu perfil de articulador em conversas entre governistas e congressistas. Em nota oficial, o ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha (PT) acaba de confirmar que a nomeação de Celso Sabino está prestes a acontecer.

Leia em: Senador eleito pelo PT-PA, Beto Faro apoia a indicação de Celso Sabino para o Ministério do Turismo

“O presidente Lula e eu nos reuniremos com o presidente e os líderes do União Brasil, em data a ser definida amanhã, para receber a indicação do deputado Celso Sabino, que vai liderar a pasta do Turismo, dando continuidade ao trabalho pela recuperação de um setor tão importante para a geração de emprego e renda no Brasil”, escreveu Padilha em nota oficial do Ministério das Relações Institucionais, responsável pelas negociações do governo com os mais diversos setores.

Tido como responsável por uma pequena contenda, o ministro da Secretaria de Comunicação (Secom), Paulo Pimenta, teria afirmado que o governo iria esperar a votação de temas econômicos importantes para debater trocas no primeiro escalão. A postura irritou integrantes do União, que já davam como certa a troca, e causou “uma grande confusão” no Palácio do planalto, segundo auxiliares de Lula.

À tarde, Pimenta deu outra versão e disse que a ministra já tinha “o conhecimento” de que outro nome será indicado para sua função.Perguntado se a ministra iria pedir demissão por carta, Paulo Pimenta declarou: “Não tem carta. Mas a ministra já colocou o cargo à disposição. O anúncio é que ocorrerá após as conversas se concluírem. Mas ela já comunicou ao presidente e já tem conhecimento que será indicado um outro nome para ocupar a função que hoje ela tem“.

Com a nomeação de Celso Sabino como ministro do Turismo, o estado do Pará terá pela primeira vez dois ministros no governo federal, já que Jader Filho (MDB) foi nomeado ministro das Cidades, logo no início do terceiro governo Lula.

Leia também:

Perante Lula e autoridades federais, Helder Barbalho e Edmilson Rodrigues elogiam Celso Sabino e já o tratam como ministro do Turismo