Governo e Marinha assinam acordo para ampliação da Rua da Marinha; veja como deve ficar

A obra visa melhorar a mobilidade na região metropolitana da capital paraense e facilitar o acesso ao Estádio Mangueirão, passando por uma área pertencente à Marinha do Brasil.

Foto: Bruno Cecim / Ag.Pará

O Governo do Pará e a Marinha do Brasil formalizaram nesta quarta-feira (4), um acordo de cessão que permitirá a ampliação da Rua da Marinha, uma importante via que conecta a Avenida Augusto Montenegro à Avenida Centenário. A assinatura do acordo ocorreu em uma cerimônia que contou com a presença do governador Helder Barbalho (MDB) e do vice-almirante Sérgio Renato Berna Salgueirinho, comandante do 4º Distrito Naval.

A ampliação da Rua da Marinha faz parte das preparações para a Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP 30), que será realizada em Belém em 2025. A obra visa melhorar a mobilidade na região metropolitana da capital paraense e facilitar o acesso ao Estádio Mangueirão, passando por uma área pertencente à Marinha do Brasil.

“Acabamos de assinar com a Marinha do Brasil, representada pelo Almirante Salgueirinho, o acordo para a ampliação da Rua da Marinha. Esta intervenção vai melhorar significativamente a mobilidade urbana de Belém, além de criar um novo acesso ao Mangueirão e contribuir para o planejamento urbano da cidade. É uma ação importante para preparar Belém para a COP 30 e deixar um legado para a nossa população,” destacou o governador Helder Barbalho.

O vice-almirante Sérgio Renato Berna Salgueirinho também enfatizou a importância da parceria. “Hoje, assinamos um contrato com o Governo do Estado para a cessão de uma fração do terreno onde está localizado o Batalhão de Operações Ribeirinhas, no bairro da Marambaia. Esse espaço permitirá a expansão da Rua da Marinha, facilitando as obras para a COP 30 e melhorando a mobilidade urbana da cidade. A Marinha está satisfeita em contribuir com o Governo do Estado nesta colaboração,” afirmou o vice-almirante.

O projeto de ampliação da Rua da Marinha inclui melhorias estruturais que beneficiarão diretamente moradores de sete bairros de Belém. O Secretário de Obras Públicas, Ruy Cabral, destacou que o acordo com a Marinha representa uma oportunidade de longa data para o desenvolvimento da Nova Rua da Marinha. “O termo de permuta entre a Marinha do Brasil e o Governo do Pará para a cessão da área permitirá o avanço de um projeto que há muito tempo estava nos planos do governo estadual, contribuindo para o desenvolvimento urbano e a mobilidade na cidade,” concluiu o secretário.

Confira como deve ficar:

A ampliação da Rua da Marinha é um dos vários projetos estruturantes em andamento para garantir que Belém esteja pronta para receber a COP 30, refletindo o compromisso do governo em melhorar a infraestrutura e a qualidade de vida na capital paraense.

Leia também: