Governo conclui obras de drenagem para reduzir alagamentos no bairro do Marco, em Belém - Estado do Pará Online

Governo conclui obras de drenagem para reduzir alagamentos no bairro do Marco, em Belém

As intervenções abrangem vias na área de influência de pontos-chave da conferência, como o Hangar, Aeroporto e a Vila COP30.

​O Governo do Pará finalizou as intervenções de drenagem profunda nos cruzamentos das avenidas Dr. Freitas, Brigadeiro Protásio, Boulevard e Duque de Caxias, no bairro do Marco, em Belém. Tais melhorias são essenciais para otimizar o fluxo da água da chuva e compõem o conjunto de legados estruturais previstos para a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP30), que ocorrerá na capital paraense em novembro.

​As ações contemplaram quatro vias cruciais da cidade, localizadas na área de influência de pontos logísticos da conferência climática. Estão entre esses locais o novo Centro de Formação de Praças (CFAP) da Polícia Militar, a Vila COP30, o Aeroporto Internacional de Belém, o Parque da Cidade e o Hangar – Centro de Convenções & Feiras da Amazônia.

​Mais de três quilômetros de tubulações de Polietileno de Alta Densidade (PEAD) foram instalados, um material que garante maior capacidade de vazão e alta durabilidade ao sistema de drenagem. A resistência do PEAD à corrosão assegura a eficiência no escoamento das águas pluviais, diminuindo a necessidade de manutenções futuras.

​Cerca de 150 operários trabalharam diretamente ao longo de dois quilômetros de vias, construindo poços de visita e caixas de inspeção para facilitar o acesso em manutenções. As novas redes foram conectadas aos sistemas de drenagem já existentes, garantindo a continuidade hidráulica e prevenindo a formação de pontos de retenção ou refluxo.

Leia também: