O Governo do Pará finalizou as intervenções de drenagem profunda nos cruzamentos das avenidas Dr. Freitas, Brigadeiro Protásio, Boulevard e Duque de Caxias, no bairro do Marco, em Belém. Tais melhorias são essenciais para otimizar o fluxo da água da chuva e compõem o conjunto de legados estruturais previstos para a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP30), que ocorrerá na capital paraense em novembro.
As ações contemplaram quatro vias cruciais da cidade, localizadas na área de influência de pontos logísticos da conferência climática. Estão entre esses locais o novo Centro de Formação de Praças (CFAP) da Polícia Militar, a Vila COP30, o Aeroporto Internacional de Belém, o Parque da Cidade e o Hangar – Centro de Convenções & Feiras da Amazônia.
Mais de três quilômetros de tubulações de Polietileno de Alta Densidade (PEAD) foram instalados, um material que garante maior capacidade de vazão e alta durabilidade ao sistema de drenagem. A resistência do PEAD à corrosão assegura a eficiência no escoamento das águas pluviais, diminuindo a necessidade de manutenções futuras.
Cerca de 150 operários trabalharam diretamente ao longo de dois quilômetros de vias, construindo poços de visita e caixas de inspeção para facilitar o acesso em manutenções. As novas redes foram conectadas aos sistemas de drenagem já existentes, garantindo a continuidade hidráulica e prevenindo a formação de pontos de retenção ou refluxo.
Leia também:
Deixe um comentário