O Censo divulgado recentemente pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que detalha os nomes mais comuns no Brasil, evidenciou um comportamento cultural muito particular no país. Os dados mostram a forte influência dos animes na escolha de nomes de crianças e adultos, revelando um panorama de admiração que atravessa gerações de fãs.
Yusuke
A popularidade do clássico anime Yu Yu Hakusho se confirma com 36 registros de crianças que receberam o nome de Yusuke em todo o Brasil. Além das crianças, 67 pessoas possuem o nome como sobrenome, sendo 44 delas concentradas no estado de São Paulo.

Gohan
Em uma homenagem clara ao universo de Dragon Ball, 184 crianças foram batizadas com o nome Gohan, mesmo que a palavra signifique “arroz” em japonês. A escolha deste nome demonstrou um crescimento acentuado ao longo das décadas, triplicando entre a década de 2000 e a de 2010.

Ikki
O Cavaleiro de Fênix, Ikki, de Saint Seiya – Os Cavaleiros do Zodíaco, inspirou o nome de 77 crianças em solo brasileiro. Esses registros são majoritariamente de filhos de fãs que cresceram acompanhando as aventuras do anime nos anos 90.

Minato
Muitos pais escolheram o nome Minato para seus filhos, totalizando 26 registros no Censo, com uma média de idade de quatro anos. A decisão reflete a admiração pelo lendário Hokage de Naruto e o desejo de ter um “relâmpago amarelo” dentro de casa.

Itachi
Sem receio da complexidade do personagem, 24 pessoas foram batizadas com o nome Itachi, também do aclamado anime Naruto. Além dos nomes de batismo, 21 indivíduos no Brasil possuem o nome Itachi registrado como sobrenome.

Sakura
O Censo do IBGE contabilizou 63 meninas com o nome Sakura, sendo a maior parte delas concentrada em São Paulo, onde residem 25. Houve um aumento notável na escolha, com 22 novos registros deste nome feitos entre os anos de 2020 e 2022.

Naruto
Apesar de ter sido o foco principal da história, o nome Naruto aparece 37 vezes no Censo, mas apenas na categoria de sobrenome. O fato de o sobrenome ser mais comum que o primeiro nome no registro demonstra a peculiaridade da influência dos animes nos cartórios.

Sasuke
O maior rival de Naruto, Sasuke, acabou ficando um pouco atrás em popularidade nos registros brasileiros, com apenas 30 pessoas com este nome. A idade média dessas pessoas é de três anos, o que indica que a maioria dos registros é bastante recente.

Saori
Entre os nomes de animes, Saori é de longe o mais popular, com 645 registros espalhados pelo Brasil. A alta procura pelo nome se deve à homenagem à reencarnação da deusa Athena, de Os Cavaleiros do Zodíaco, cujos primeiros registros datam da década de 90.

Eren
O protagonista de Attack On Titan também possui uma base de fãs expressiva, com 144 crianças brasileiras recebendo o nome Eren. A idade média de 13 anos dessas crianças indica que a popularidade do nome acompanha a ascensão da obra no país.

Leia também:












Deixe um comentário