G20 em Belém: “Estamos preparando nossas cidades para os desafios climáticos”, afirma Jader Filho

A manhã foi marcada pela “Mesa Redonda Aberta”, que abordou o tema “Equidade em Ação: Acelerando Abordagens Inclusivas para Reduzir o Risco de Desastre”

Daniel Vinagre/EPOL. A manhã foi marcada pela “Mesa Redonda Aberta”, que abordou o tema “Equidade em Ação: Acelerando Abordagens Inclusivas para Reduzir o Risco de Desastre”

No segundo dia de discussões do Grupo de Trabalho para Redução do Risco de Desastres (GTRRD) do G20 Brasil, realizado nesta quinta-feira (31), Belém sedia debates voltados para a equidade nas ações globais de prevenção de desastres. Reunindo representantes de mais de 20 países e 10 órgãos internacionais, o encontro teve como tema central a inclusão nas estratégias de redução de riscos e promoveu articulações bilaterais entre as delegações.

A manhã foi marcada pela “Mesa Redonda Aberta”, que abordou o tema “Equidade em Ação: Acelerando Abordagens Inclusivas para Reduzir o Risco de Desastre”, com foco em garantir que as estratégias de prevenção considerem as populações mais vulneráveis.

Em entrevista, o ministro das Cidades, Jader Filho, destacou investimentos para fortalecer cidades brasileiras contra desastres. Ele afirmou que R$ 17 bilhões foram destinados a projetos de contenção de áreas costeiras e obras de drenagem, com R$ 389 milhões aplicados no Pará. Entre as ações, estão a macrodrenagem da Avenida Bernardo Sayão, em Belém, e melhorias em Quarenta Horas e Ariri Bolonha, além de intervenções em Barcarena, Bragança e outros municípios.

“Nossa atuação abrange vários municípios. Além dos projetos em Belém, estamos expandindo o atendimento a Paragominas, Marabá, Abaetetuba, Ananindeua, Santarém e Itaituba. Queremos financiar projetos que ajudem essas cidades a se prepararem para eventos climáticos futuros, seja por meio de infraestrutura que reduz os impactos desses desastres ou de ações de conscientização da comunidade para que saibam como agir”, explicou o ministro.

Entre as atividades do dia, destacaram-se também reuniões bilaterais entre o Brasil e outros países, conduzidas pelos ministros das Cidades, Jader Filho, e da Integração e Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, para fortalecer articulações de interesse mútuo e assegurar uma rede global de apoio para a prevenção de desastres e adaptação às mudanças climáticas.

No evento, o Brasil apresentou os avanços dos Planos Municipais de Redução de Riscos (PMRR), que abrangem mais de 120 cidades, com contribuições de países como Reino Unido e Japão.

Leia também: