A última rodada da primeira fase do Campeonato Paraense 2026 vai definir os cinco vagas no mata-mata e os dois rebaixados à Série A2 do estadual em 2027. Neste momento, somente Cametá, Tuna e Remo estão confirmados na sequência da competição. Na parte de baixo, quatro equipes brigam por duas vagas.
Em meio a isso, o alerta contra os resultados “combinados” volta a pauta. Nos últimos anos, o futebol brasileiro registrou diversos casos de manipulação de resultados.
Para evitar que isso aconteça no Campeonato Paraense, a Federação Paraense de Futebol (FPF) monitora de perto as partidas, conforme relatou ao Estado do Pará Online (EPOL) o diretor jurídico da entidade, André Cavalcante.
Em contato com o EPOL, o dirigente ressaltou que a FPF trabalha em parceria com a SportRadar, empresa especializada em monitorar as partidas no combate aos resultados manipulados.
Além disso, André Cavalcante destacou que a Federação alerta os clubes sobre os riscos em “combinar” os resultados das partidas.
Temos convênio com a SportRadar. Todos os jogos (do Campeonato Paraense) são monitorados. Não há algo que possa fazer preventivamente, a não ser alertar (os clubes do risco)”, explicou.
O que está em jogo?
Quatro equipes entram em campo neste domingo, 15, na luta contra o rebaixamento. Deles, três são de Santarém: São Raimundo (9º com 5 pontos), Amazônia (10º com 5 pontos) e São Francisco (11º com 4 pontos). Além deles, o Bragantino, último colocado com 2 pontos, também tenta escapar da queda.
A partir das 15h30, a rodada terá seis partidas. Em Augusto Corrêa, o Bragantino encara a Tuna. Já e Belém, o Amazônia visita o classificado Remo. E em Santarém, no Panterão, São Raimundo e São Francisco fazem o clássico Rai-Fran.
Para escapar do rebaixamento, o Bragantino precisa vencer a Tuna e tirar o saldo de gols dos rivais santarenos. Já o São Francisco, que entra em campo na zona de rebaixamento, precisa vencer o clássico e torcer por uma vitória do Remo.
Amazônia e São Raimundo, que estão fora da zona de rebaixamento, dependem apenas de si para seguirem na elite do Parazão em 2027.
Leia também:











Deixe um comentário