FPF e Tuna: Confira as duas propostas de formato para o Campeonato Paraense 2026 - Estado do Pará Online

FPF e Tuna: Confira as duas propostas de formato para o Campeonato Paraense 2026

Competição terá início entre os dias 23 e 25 de janeiro e serão usadas apenas 10 datas do calendário da CBF. Sistema de disputa será decidido pelos clubes no Congresso Técnico.

Foto: Camila Lima/Portal Cultura

A Federação Paraense de Futebol (FPF) divulgou as duas propostas de novos formatos para a disputa do Campeonato Paraense em 2026. Nessa quinta-feira, 2, o Estado do Pará Online (EPOL) divulgou, com exclusividade, que a competição estadual terá redução de datas além do previsto pela CBF e será disputado em um novo modelo.

Em entrevista ao EPOL, o presidente reeleito da FPF, Ricardo Gluck Paul, revelou que as duas propostas estão sendo analisadas pelos clubes, que devem decidir por um formato nas próximas semanas na segunda reunião do pré-congresso técnico.

Segundo divulgado pela FPF, uma proposta é da Tuna e outra da própria entidade. No apresentado pela Águia do Souza, 10 datas do calendário são utilizadas e a primeira fase é sugerida com dois grupos com seis equipes cada, tendo Remo e Paysandu – atuais campeão e vice, respectivamente – como cabeças de chave. Já no proposto pela FPF, 11 datas serão usadas.

O Campeonato Paraense está previsto para iniciar entre os dias 23 e 25 de janeiro.

Proposta FPF

A composição dos grupos da primeira fase será feito por sorteio e utilizando o critério “regional” para ajuste da logística de deslocamento das equipes. Neste cenário, os confrontos serão em jogo único, no formato Grupo A x Grupo B.

No entanto, a classificação será de forma geral, com os oito primeiros colocados avançando à fase de quartas de final e os dois últimos colocados sendo rebaixados à Série A2 de 2027.

Neste modelo, os confrontos das quartas de final serão em jogo único, com as equipes de melhor campanha tendo a vantagem de jogar em casa. Em caso de empate nos 90 minutos, a decisão será nos pênaltis.

Já na semifinal e final, os duelos serão em jogos de ida e volta com a equipe de melhor campanha tendo a vantagem de fazer o segundo jogo em casa. Nestas duas fases, não há o critério de gol qualificado, com a igualdade no placar levando a disputa para os pênaltis.

Proposta Tuna Luso

Diferente do sugerido pela FPF, a Tuna entende que apenas seis clubes devam avançar à segunda fase, com a classificação sendo feita de forma geral em confrontos entre Grupo A x Grupo B. Os dois últimos colocados serão rebaixados à Série A2 de 2027.

No entanto, a partir da segunda fase, a Tuna sugere a criação de dois “triangulares”, em Grupos C e D. Neste formato, onde cada equipe fará duas partidas – uma em casa e outra fora -, os dois primeiros de cada chave avançam à semifinal.

Nesta proposta, há o retorno da disputa de 3º lugar no Campeonato Paraense, sendo feita pelos dois segundos colocados de cada grupo em jogo único. Já a final, com os dois melhores do triangular, será em jogos de ida e volta, com o time de melhor campanha decidindo em casa.