Fórum Arte pela Justiça Climática reúne artistas internacionais em Belém; confira a programação gratuita

O fórum acontecerá de 16 a 21 de setembro e terá uma programação gratuita aberta ao público nos dias 20 e 21 de setembro, na Fundação Curro Velho.

Renata Aguiar, Zayaan Kahn, Priscila Cobra.jpg

Belém será o centro das discussões globais sobre justiça climática com a chegada do Fórum Arte pela Justiça Climática — Reimaginando Futuros Sustentáveis, um evento inédito que reunirá artistas e ativistas de 20 países. Organizado pela Prince Claus Fund em colaboração com a Open Society Foundations, o fórum acontecerá de 16 a 21 de setembro e terá uma programação gratuita aberta ao público nos dias 20 e 21 de setembro, na Fundação Curro Velho.

O Fórum, que antecede a COP 30 que ocorrerá na capital paraense em 2025, visa explorar como a arte e a cultura podem responder a questões socioambientais. O evento promove o intercâmbio de metodologias e experiências para desenvolver modelos de justiça climática, abordando temas como direitos ao território, desenvolvimento sustentável, racismo ambiental e greenwashing.

A curadoria do evento é feita por Priscila Cobra, Renata Aguiar e Zayaan Khan, que trouxeram uma perspectiva diversificada para a programação. “Este evento proporciona um espaço para que as artes e a cultura atuem como ferramentas de resistência e construção de justiça climática, oferecendo novas formas de sociedade além do capitalismo predatório”, explica Priscila Cobra.

Programação Gratuita

Nos dias 20 e 21 de setembro, a Fundação Curro Velho será palco de uma variedade de atividades, incluindo rodas de conversa, oficinas, performances e instalações. Todas as atividades serão traduzidas do inglês para o português para garantir acessibilidade. As inscrições para as oficinas e rodas de conversa podem ser feitas online até o dia 20 de setembro. Confira a programação detalhada abaixo:

  • 20 de setembro
  • 15h00: Roda de Conversa “Recriando e Reimaginando Futuros Possíveis no Presente” com Rosa Chávez (Guatemala), Gabriela Luz (Brasil), Chemi Rosado Seijo (Porto Rico), e moderação de Yara Costa (Moçambique).
  • 16h30: Roda de Conversa “O direito à terra, pessoas e pertencimento: da Amazônia à Palestina” com Jane Cabral (Brasil), Tareq Khalaf (Palestina), Zayaan Khan (África do Sul), e Fredy Papilo Gualinga (Equador), moderada por Ixchel Tonāntzin (Equador).
  • 18h00: Oficina “Meu centro do mundo: onde a água doce e a água salgada se encontram” com Monica Naranjo Uribe (Colômbia).
  • 19h30: Oficina “Mapeando o futuro com o músculo da imaginação” com Ixchel Tonāntzin Xōchitlzihuatl (Equador) e Fredy Papilo Gualinga (Equador).
  • 21h00: Oficina “Criaturas da mente, criaturas da terra” com Sharon Chin (Malásia).
  • 21 de setembro
  • 15h00: Roda de Conversa “Arte e Ativismo, Ética e Responsabilidade” com Molemo Moiloa (África do Sul), Deborah Jack (São Martinho), e Thiago Maiandeua (Brasil), moderada por Benji Boyadgian (Palestina).
  • 16h30: Oficina “Lambendo a Cidade das Mangueiras; o lambe-lambe em Belém do Pará” com Beatriz Paiva (Brasil).
  • 18h00: Oficinas “PHOTOSYNTHESA” com Irene Agrivina (Indonésia), Dan Li (China) e Nana Opoku (Gana), e “Ecologias de Transição” com Brigitte Baptiste (Colômbia).
  • 19h30: Roda de Conversa “Imaginação socioambiental, arte como protesto e protesto como arte” com Sofía Acosta (Equador), Pelé do Manifesto (Brasil) e Salete Cunha (Brasil), moderada por Coletivo Etcétera (Argentina).

Serviço:

Fórum Arte pela Justiça Climática — Reimaginando Futuros
Data: 20 e 21 de setembro
Local: Fundação Curro Velho, Rua Prof. Nelson Ribeiro, 287 – Telégrafo, Belém
Inscrições gratuitas para oficinas e rodas de conversa estão abertas até 20 de setembro. Para se inscrever, acesse aqui. Confira a programação completa aqui.

Leia também: