Durante uma reunião recente com a International Football Association Board (IFAB), entidade que define as regras do futebol, a Fifa propôs que erros na marcação de escanteios possam passar a ser revisados pelo VAR exclusivamente durante a próxima edição da Copa do Mundo, que será disputada ano que vem.
Segundo o jornal inglês The Telegraph, a ideia dividiu opiniões no painel técnico do IFAB. Hoje, lances desse tipo não são checados pelo sistema, já que não se enquadram entre as situações previstas para revisão. No entanto, o IFAB tem a prerrogativa de conceder exceções para competições específicas, especialmente torneios de curta duração, o que abriria margem para a adoção temporária da mudança.
Em outubro, outra possibilidade também foi analisada: permitir intervenção do VAR em casos de expulsão considerada injusta por segundo cartão amarelo. Essa proposta, segundo o The Telegraph, enfrenta maior resistência por envolver forte interpretação subjetiva do árbitro.
Ideias mais radicais chegaram a ser ventiladas, como alteração na dinâmica dos pênaltis. No novo formato, em caso de defesa do goleiro, a jogada seria encerrada imediatamente, sem chance de rebote. Essa hipótese, contudo, já foi descartada.
As sugestões seguem em análise e só serão formalmente consideradas na reunião de negócios da IFAB marcada para 20 de janeiro de 2026. A partir daí, a pauta final será definida para votação no encontro anual da entidade, previsto para 28 de fevereiro.
Leia também:












Deixe um comentário