Festival Paralímpico Loterias Caixa reúne mais de 190 atletas do Pará em evento de inclusão em Belém

Uma nova edição do festival está programada para o dia 7 de dezembro, em homenagem ao Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, celebrado em 3 de dezembro.

Foto: Jessé Lima/Ascom Seel

No último sábado (21), o Ginásio da Tuna Luso Brasileira, em Belém, foi palco da quinta etapa do Festival Paralímpico Loterias Caixa 2024, que reuniu mais de 190 atletas do Projeto Parádesporto, promovido pelo Governo do Pará, através da Secretaria de Estado de Esporte e Lazer (Seel), em parceria com a Associação Clube Esporte Adaptado em Belém (ACEAB).

O evento, que faz parte de uma iniciativa nacional do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), contou com a participação de 120 núcleos de todo o Brasil, abrangendo atletas de 7 a 20 anos.

Jessé Lima/Ascom Seel

O Festival não apenas apresenta o paradesporto a crianças com e sem deficiência, mas também celebra duas datas significativas: o Dia Nacional da Luta da Pessoa com Deficiência, comemorado no dia 21 de setembro, e o Dia do Atleta Paralímpico, no dia 22. Uma nova edição do festival está programada para o dia 7 de dezembro, em homenagem ao Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, celebrado em 3 de dezembro.

O ginásio foi dividido em três estações, permitindo que as modalidades acontecessem simultaneamente. Professores e instrutores estiveram presentes para auxiliar atletas com deficiências físicas, intelectuais, surdez ou autismo. Muitas famílias prestigiaram as competições nas arquibancadas, criando um ambiente de apoio e celebração.

O evento promoveu interações entre crianças com e sem deficiência, visando quebrar preconceitos e fomentar uma cultura de inclusão. O professor Valdir Aguiar, membro da ACEAB e do Parádesporto, destacou a importância do festival: “Esse evento é representativo para pessoas com e sem deficiência. Agradeço à Seel pela parceria e ao apoio da secretária Ana Paula Alves aos nossos atletas”, afirmou.

Além de Belém, o festival também foi realizado em locais como a Usina da Paz do Icuí-Guajará, na Ilha de Mosqueiro, e em municípios como Benevides, Santarém, Barcarena e Marabá, reforçando o alcance e a relevância do Projeto Parádesporto na promoção da inclusão social e esportiva.

Leia também: