Festa doce, preço amargo: valores de ovos de Páscoa assustam famílias em Belém - Estado do Pará Online

Festa doce, preço amargo: valores de ovos de Páscoa assustam famílias em Belém

Com alta de até 30% nos preços, famílias buscam alternativas mais acessíveis para não deixar a tradição de lado

Após o Carnaval, Belém já começa a sentir o clima de Páscoa, mas o que deveria ser doce diversão para as famílias está ficando cada vez mais salgada para o bolso. Com os preços dos ovos de chocolate em alta, muitos consumidores se assustam ao conferir as prateleiras dos supermercados na capital paraense.

De acordo com levantamentos recentes, os ovos mais tradicionais, como o Nestlé Crunch (205 g) e o Nestlé Galak (199 g), chegam a custar R$ 59,35, só que em tamanhos reduzidos. Em ovos de Páscoa maiores, o preço pode chegar até a R$123,67, como no caso do Laka Diamante Negro (494g).

Ovos com brindes ou sabores especiais, cada vez mais procurados pelas crianças, pesam ainda mais no orçamento familiar.

O DIEESE e pesquisas de mercado apontam que a alta nos preços é resultado do aumento nos custos de produção, embalagens e insumos como cacau. Além disso, há variação de até 30% entre diferentes supermercados na capital paraense, o que torna a pesquisa de preços um passo essencial para quem pretende presentear sem estourar o orçamento.

O comportamento esperado para 2026 indica que muitas famílias devem optar por alternativas mais acessíveis, como caixas de bombons ou chocolates em barra. A procura pelos ovos tradicionais ainda é grande, mas a quantidade comprada pode ser menor em relação a anos anteriores, devido à necessidade de equilibrar os gastos.

Mesmo com o aumento nos preços, a tradição da Páscoa deve se manter forte em Belém, e especialistas recomendam: pesquise, compre com antecedência e considere alternativas para não ficar fora da celebração.

Leia também: