Na última quarta-feira (14), o influenciador Felca, compartilhou em sua rede social que recebeu dezenas de mensagens de usuários do jogo infantil, Roblox, após implementação dos limites de idade para conversas com outros usuários da plataforma.
A nova atualização inclui a verificação de idade para liberar o chat, dividindo usuários por faixas etárias, o que permite comunicação apenas entre grupos próximos, visando maior segurança.

Apesar de não ter relação direta com a decisão da plataforma, o criador de conteúdo virou alvo de críticas por parte dos usuários por causa da repercussão de seu vídeo “Adultização”, que já soma 51 milhões de visualizações no YouTube e denunciou a exploração e sexualização de menores de idade nas redes sociais, o que tornou Felca uma forte voz na conscientização acerca dos riscos de exposição das crianças na internet.
Entenda o caso:
O Roblox é uma plataforma de jogos online voltada principalmente para crianças e adolescentes, que ganhou ainda mais popularidade durante a pandemia. O jogo funciona como um ambiente virtual no qual os usuários criam avatares e interagem em experiências desenvolvidas pela própria comunidade.
Por ser de livre acesso, o Roblox passou a enfrentar críticas relacionadas à segurança, após registros de uso indevido da plataforma por predadores sexuais, que se aproveitavam dos chats abertos para abordar crianças sem supervisão, promovendo situações de assédio, ameaças e violência virtual.
As novas regras de verificação de idade surgem como tentativa de reduzir esses riscos, embora tenham provocado resistência entre parte dos jogadores.
Leia também:













Deixe um comentário