Com opções que vão de brinquedos, roupas e calçados a artesanato e alimentos, a feira do Mercado de São Brás, em Belém, tem atraído consumidores que buscam fazer as compras de final de ano em um ambiente tranquilo, seguro e com preços acessíveis. A uma semana do Natal, o espaço se consolida como alternativa para quem procura presentes e itens para a ceia.
Tradição e variedade para os consumidores
Moradora do bairro de São Brás, Maria de Lourdes Góes, de 80 anos, frequenta a feira há muitos anos e afirma que encontra de tudo no local. Prestes a receber a pensão, ela já faz planos para as compras de Natal.
“Eu estava vendo roupa pra minha neta, pra minha secretária e pras minhas filhas”, contou.
Comércio impulsionado após reforma do mercado
O box Poranga, especializado em roupas e acessórios femininos, é um dos espaços mais tradicionais da feira. A comerciante Maria Alice Coelho, que atua no local há cerca de 25 anos, afirma que o movimento melhorou após a reforma e reinauguração do Mercado de São Brás.
“Depois da inauguração, as vendas melhoraram, e com o tempo vai melhorar cada vez mais ainda”, disse. O espaço, projetado por um dos filhos da comerciante, hoje arquiteto, oferece mais conforto às clientes.

Preços acessíveis e opções para todos os gostos
Entre os boxes, é possível encontrar roupas e acessórios com valores que variam, em média, entre R$ 20 e R$ 60, além de calçados, bolsas, mochilas, cintos, tênis e bonés. O comércio atende tanto adultos quanto o público infantil.
Artesanato regional ganha destaque
A COP-30 também refletiu no aumento das vendas do box da COMIP (Cooperativa dos Micro Produtores e Artesãos da Área Metropolitana de Belém), que reúne produtos de 20 cooperados.
Segundo Ana Alice Lima, um dos destaques são as peças de cerâmica regional.
“Tem pratos, cumbucas, vasos e lembrancinhas. Os preços variam bastante, com opções que cabem no bolso do consumidor”, explicou.
Além da cerâmica, o box vende camisas regionais, bolsas de crochê, objetos de miriti, cuias decorativas e itens natalinos.
Feira atrai novos visitantes
A técnica de enfermagem Suze Baião visitou o Mercado de São Brás pela primeira vez e aprovou a experiência.
“Tem boas opções, o preço é acessível. Eu comprei uma blusa do Flamengo para o meu filho”, contou.
Setor de alimentos reforça estoques para as ceias
Localizada na parte de trás do mercado, a feira também conta com um setor de alimentos, com boxes de hortifruti, açougue, pescados e mariscos. No Valente Mariscos, há opções como camarão fresco e salgado, pirarucu, bacalhau e outros produtos para a ceia.
Já no setor de frutas, os feirantes informam que nos próximos dias chegarão itens típicos do período natalino, como uvas, ameixas, castanhas, pêssegos, peras e maçãs.
Serviço
A feira funciona no Complexo de São Brás:
- Segunda a sábado: das 7h às 18h
- Domingos e feriados: das 7h às 16h
O espaço é uma opção tanto para moradores da região quanto para visitantes e turistas que desejam incluir compras no passeio por um dos novos pontos turísticos de Belém.
Leia também:












Deixe um comentário