Logo após os dias em que se realizaram os eventos preparativos à COP30, como os “Diálogos Amazônicos” e a “Cúpula dos Povos”, artistas, poetas e ativistas socioculturais e ambientais do bairro da Marambaia estão mobilizando uma ação que visa articular a comunidade, movimentos sociais e gestores públicos para debater as questões socioambientais e climáticas amazônicas.
Trata-se do lançamento do Fórum Permanente de Políticas Públicas Periféricas Marambaia pro-COP30, que terá a participação de educadores, profissionais liberais, trabalhadoras e trabalhadores e ativistas do bairro da Marambaia, que também participarão da II Feira do Livro Artesanal da Amazônia, projeto do poeta e professor Clei Sousa e Drika Floyd, produtora do Sarau do Recomeço.
O objetivo do Fórum permanente de políticas públicas periféricas Marambaia pro-COP30 é pautar a agenda das comunidades que estão à margem dos processos de articulação dialógica propositiva neste momento em que o planeta reflete as ameaças climáticas globais e os diversos poderes e potências da Amazônia.
A meta é envolver escolas, associações, clubes e coletivos culturais e religiosos numa grande construção pela via da qual a sociedade local tome consciência e posse de sua força política no contexto da agenda ambiental mundial.
O Fórum nasce com um mascote, o Capitão Açaí, um antropofágico anti-herói preguiçoso que desafia a lógica com irreverência criativa no traço do criador do personagem, o cartunista Ronaldo Rony Ronaldo Rodrigues, cuja décima primeira edição da revista será lançada durante a programação da II Feira do Livro Artesanal da Amazônia, que ocorre dia 12, sábado, a partir das 16h até 22h, no Mercado da Marambaia, na Av. Dalva, próximo à Igreja de São Jorge.
Programação:
16h – Abertura da feira
16h30 – Roger is not Braga
17h – Lançamento revista CAPITÃO AÇAÍ (Ronaldo Rony)
18h – Performance (Ana Fabem)
18h30 – Lançamento do Fórum Permanente se políticas públicas periféricas Marambaia COP30
19h – Mateus Moura, Cuité e convidados
19h45 – Sarau do Recomeço
20:45 – Vídeos
21h05 – Sarau que Cura (Marcelo Sebastian)
21:15 – Buscapé Blues
21h30 – Interferência Poesófica Exuberante EXU-BERRANTE (Carpinteiro)
Leia também:
A farsa do governador do Pará na crítica da líder ameaçada e a ostentação do indígena governista
Deixe um comentário