Na manhã desta quinta-feira (5), um incêndio destruiu oito casas na passagem Maria dos Anjos, bairro da Pedreira, em Belém. As chamas, que rapidamente consumiram a vila, deixaram dezenas de pessoas sem teto, mas felizmente não houve vítimas fatais.
Ainda no mesmo dia, representantes da Companhia de Habitação do Pará (Cohab-Pará) estiveram no local para realizar o cadastro das famílias no programa habitacional “Sua Casa”, iniciativa estadual voltada para reconstrução de moradias em situações de vulnerabilidade.
Entre os afetados, Lucijane Gaspar, que trabalha com reciclagem, perdeu tudo o que tinha, assim como seus irmãos, donos de outras quatro casas no local. “Somos 15 pessoas vivendo aqui há 50 anos, em um terreno que herdamos de nossos pais. Perdemos tudo. Esse apoio que estamos recebendo será essencial para reconstruir nossas vidas”, disse emocionada.
Outra moradora, Joelma Gaspar, que sustentava sua família como autônoma, lamentou a perda total de seus pertences e do material de trabalho. “Ficamos só com a roupa do corpo. Eu sou a única renda da casa, mas agora não tenho nem como retomar as vendas. Minha mercadoria foi toda destruída”, contou.
Critérios para o programa habitacional
O programa “Sua Casa” oferece ajuda financeira para aquisição de materiais de construção e contratação de mão de obra, com valores que podem chegar até R$ 21 mil por família. Contudo, para acessar o benefício, é necessário atender a critérios como:
- Renda familiar de até três salários mínimos;
- Não possuir outro imóvel;
- Ter mais de 18 anos ou ser emancipado;
- Comprovar posse do imóvel por pelo menos cinco anos;
- Nunca ter sido contemplado por outros programas habitacionais.
Com informações de: Agência Pará
Leia também:
Deixe um comentário