Faltam 500 dias para a COP 30 e a entrega das obras é uma incógnita

O evento irá acontecer entre os dias 10 e 21 de novembro de 2025.

Obra da COP - 30
Foi feita uma injeção de R$ 1,4 bi em investimentos para o projeto "Belém da COP". O evento da ONU irá acontecer entre os dias 10 a 21 de novembro de 2025. Foto: Bruno Cecim / Agência Pará.

Começou a contagem regressiva para a Conferência das Partes das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP 30). Um relógio ao lado da sede do Governo do Pará marcou, nesta sexta-feira (28), o número 500, indicando os dias restantes para o início do evento.

Para ser mais preciso, o evento da ONU ocorrerá entre os dias 10 e 21 de novembro de 2025 e reunirá líderes mundiais, especialistas e ativistas para discutir soluções para o futuro do planeta.

Obras estratégicas

A construção da “Belém da COP” inclui investimentos destinados a resolver problemas históricos do Pará, como o saneamento urbano, que recebeu uma injeção de R$ 1,4 bilhão para a expansão da rede de abastecimento de água, coleta e tratamento de esgoto, além da realização de macrodrenagem em locais como a bacia do Tucunduba, para proteger a população de alagamentos.

Contratempos

Belém é uma cidade sujeita a contratempos devido às chuvas intensas durante o inverno, o que pode atrasar as obras para a COP 30. Será possível concluir tudo no prazo? 500 dias equivalem a 16 meses.

Exemplo de atraso preocupante

O Bus Rapid Transit (BRT Metropolitano) começou a ser implantado em 2012, com a promessa de desafogar o trânsito e melhorar o transporte público na cidade. A entrega estava prevista para 18 meses, ainda na gestão do então prefeito Duciomar Costa.

Até hoje, a obra do BRT ainda causa transtornos e caos no trânsito de Belém e em alguns trechos da BR-316, a principal via comercial do estado. Em 2019, já sob uma nova gestão, houve uma nova promessa de entrega em 19 meses, com conclusão prevista para agosto de 2020. Anos se passaram, e o projeto ficou tecnologicamente defasado, assim como as obras.

Leia:

Exemplo de obra que foi entregue fora do prazo em nosso estado

Um exemplo recente é a construção do Novo Mangueirão, que começou em fevereiro de 2021 com a promessa de entrega em 18 meses. No entanto, houve atrasos, e a obra foi concluída em março de 2023, totalizando 2 anos e 1 mês (27 meses, 9 a mais do que o previsto).

Foto: Divulgação

Preocupação

A COP trará benefícios ou resultará em obras inacabadas ou mal executadas? Para saber mais sobre as últimas sedes da COP, é importante notar que muitas delas não cumpriram os objetivos traçados.

Veja:

Matéria exclusiva do Portal Estado do Pará Online

O Portal Estado do Pará Online entrou em contato com a Secretaria de Obras Públicas do Pará para saber informações das medidas que serão tomadas para que não ocorra atrasos nas obras. Aguardamos um posicionamento.

Leia Também: