Fake news sobre doação de beliches atrai multidão em frente à UFPA - Estado do Pará Online

Fake news sobre doação de beliches leva multidão a porta da Escola de Aplicação da UFPA

Mensagem falsa em grupos de WhatsApp fez centenas de pessoas madrugarem na porta da escola em busca de móveis que não seriam distribuídos ao público

Foto: reprodução redes sociais

Uma fake news divulgada em grupos de WhatsApp provocou aglomeração e corre-corre em frente à Escola de Aplicação da UFPA, em Belém, na manhã desta terça-feira (25). Uma mensagem falsa afirmava que a instituição estaria realizando a doação de beliches à população.

Cerca de 800 beliches foram adquiridos pelo Ministério dos Povos Indígenas para acomodar aproximadamente 3 mil indígenas durante a Aldeia COP, realizada nas dependências da escola.

Após o encerramento do evento, a estrutura começou a ser desmontada e os beliches foram disponibilizados para doação exclusivamente a instituições sem fins lucrativos, conforme critérios do próprio Ministério.

Apesar disso, o boato de que os itens seriam entregues ao público em geral espalhou-se rapidamente, levando centenas de pessoas a formarem filas desde a madrugada na expectativa de receber os móveis.

A direção da Escola de Aplicação informou que um vídeo com informações falsas foi gravado e divulgado por uma pessoa que trabalhava temporariamente na limpeza do evento. A identidade do responsável ainda não foi confirmada.

Leia também: