Explosão Jovem e Os Pipoquinhas na Roça vencem 20º concurso estadual de quadrilhas

Os grupos foram avaliados em diversos quesitos, incluindo conjunto, coreografia, traje, evolução, marcação, cronometragem e concentração.

Foto divulgação

A quadrilha junina Explosão Jovem, do município de Tracuateua, foi a grande vencedora do 20º Concurso Estadual de Quadrilhas, promovido pelo Governo do Estado através da Fundação Cultural do Pará (FCP). O resultado foi divulgado neste sábado (29), após a apuração das notas atribuídas pelos jurados.

Na categoria mirim, a quadrilha Os Pipoquinhas na Roça, de Belém, alcançou a maior pontuação e garantiu o primeiro lugar. A premiação ocorrerá no domingo (30), durante o encerramento do Arraial de Todos os Santos, no Centur, a partir das 18h.

Os grupos foram avaliados em diversos quesitos, incluindo conjunto, coreografia, traje, evolução, marcação, cronometragem e concentração. A classificação geral do concurso está disponível no site da FCP.

Premiação

Além das quadrilhas com maiores pontuações, serão premiadas misses, marcadores, estilistas e coreógrafos nas categorias adulto e infantil. Troféus serão entregues às vinte primeiras colocadas na categoria adulta e às dez primeiras colocadas na categoria mirim. Os melhores marcadores, estilistas e coreógrafos também receberão troféus.

As três primeiras colocadas nas categorias Miss Caipira, Miss Morena Cheirosa e Miss Simpatia, tanto adulto quanto infantil, receberão faixas. O mesmo vale para as três primeiras colocadas na categoria Miss Caipira da Diversidade.

Todas as 145 quadrilhas inscritas no Concurso Estadual de Quadrilhas Juninas receberão Certificado de Participação.

Homenagem

Este ano, o Arraial de Todos os Santos homenageia Mestre Verequete, referência no carimbó, e Dona Graça, que por muitos anos participou do concurso com sua quadrilha, “Rainha da Juventude”. A programação cultural começou no dia 13 de junho e continua até o dia 30.

Como parte das homenagens, os artistas terão seus nomes em espaços do grande arraial. A Praça do Artista foi renomeada para “Palco Verequete”, e a Praça do Povo, onde ocorrem as apresentações, passou a se chamar “Arena Dona Graça”.

Leia também: