O ex-secretário de Saneamento de Belém (Sesan), Cláudio Mercês, afirmou nas redes sociais que a capital paraense não está preparada para enfrentar o próximo inverno amazônico. Em vídeo publicado nesta quarta-feira (19), ele mostrou a situação da comporta do Una e destacou o rompimento da ecobarreira após apenas dois dias de chuvas.
“Belém está preparada para o próximo inverno amazônico?”, questionou. Segundo Mercês, a ecobarreira — estrutura que impede que resíduos sólidos alcancem os componentes mecânicos do sistema — se rompeu com o aumento do volume de lixo levado pela enxurrada.
O ex-secretário de Saneamento de Belém (Sesan), Cláudio Mercês, afirmou nas redes sociais que a capital paraense não está preparada para enfrentar o próximo inverno amazônico. Em vídeo publicado nesta quarta-feira (19). pic.twitter.com/p3VYWLlAqL
— Portal Estado do Pará Online (@Estadopaonline) November 20, 2025
A Bacia do Una, a maior de Belém, abrange 20 bairros, cobre uma área de 36,64 km² e tem cerca de 30% de sua extensão considerada inundável. Com a falha da ecobarreira, resíduos passaram a alcançar o canal de acesso às comportas, elevando o risco de obstruções e comprometendo a operação do sistema de drenagem.
Claudio cobrou ações imediatas do poder público, afirmando que a cidade precisa manter seus canais limpos e dragados, além de assegurar o pleno funcionamento de todas as comportas antes do período mais intenso de chuvas.
“Para reduzir os impactos do inverno amazônico, Belém precisa manter seus canais limpos e garantir que todas as comportas estejam funcionando corretamente”, reforçou.
Leia também:










Deixe um comentário