O Papa Leão XIV pediu que o Arcebispo do Rio de Janeiro, Dom Orani Tempesta, permaneça à frente da Arquidiocese do Rio por mais dois anos, até a nomeação de um sucessor. A audiência com o Pontífice foi realizada na última quinta-feira. Dom Orani está no comando da Arquidiocese carioca desde 2009, quando deixou o cargo de Arcebispo de Belém (2004 – 2009) ao ser designado pelo então Papão Bento XVI para assumir o cargo no Rio de Janeiro.
O cardeal, ao completar 75 anos de idade, entregou a carta de renúncia ao Vaticano, conforme as normas do direito canônico. Leão XIV acolheu o pedido de renúncia, mas pediu que o arcebispo do Rio fique no cargo.
O Papa manifestou reconhecimento e gratidão pelo serviço prestado por dom Orani ao longo destes anos e pediu que “continue ele conduzindo o povo de Deus com serenidade, generosidade e zelo pastoral”.
O cardeal acolheu a decisão com “espírito de comunhão e renovado compromisso, convidando todo o clero, religiosos, religiosas e fiéis leigos a se unirem em oração e renovado ardor missionário, especialmente neste tempo de júbilo em que a Arquidiocese celebra seu jubileu de 450 anos”.
Dom Orani João Tempesta foi designado cardeal pelo papa Francisco no consistório de 22 de fevereiro de 2014. A cerimônia de criação dos novos cardeais, incluindo Orani, ocorreu na Basílica de São Pedro, no Vaticano. Nessa época, ele já era Arcebispo do Rio já era arcebispo desde 2009.
No início deste mês, o Papa Leão XIV acolheu o pedido de renúncia de Dom Alberto Taveira, então Arcebispo de Belém, e designou Dom Júlio Akamine para ocupar o cargo no comando da igreja católica na capital paraense.
*Fonte: Agência Brasil
Leia também:
Deixe um comentário