O calendário dos campeonatos estaduais deve mudar a partir de 2026. Após assumir a presidência da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Samir Xaud revelou que a primeira “missão” da gestão é “reorganizar” os torneios que abrem o ano do futebol brasileiro.
Segundo Samir Xaud, a mudança no formato dos estaduais é um “compromisso da gestão” e será implementado de forma imediata. Ainda de acordo com o novo presidente da CBF, devem ser usadas até 11 datas do calendário para alocar os torneios.
“Nossa prioridade inicial é a adequação do calendário do futebol brasileiro. É compromisso dessa gestão implementar imediatamente mudanças significativas no calendário das competições. Assumo o compromisso de promover, entre outras medidas, a reorganização dos campeonatos estaduais para um calendário de, no máximo, 11 datas, sem comprometimento da qualidade e da sustentabilidade financeira dessas competições”, disse o presidente.
Neste ano, os campeonatos estaduais foram disputados em 16 datas, indo de janeiro a março. Porém, o Campeonato Paraense teve apenas 12 datas, mas foi esticado até meados de maio por conta de uma ação judicial.
A CBF deve divulgar o calendário de 2026 no segundo semestre deste ano.
Leia também:
Deixe um comentário