Usuários do Centro Integrado de Inclusão e Reabilitação (CIIR), em Belém, estão tendo a oportunidade de transformar o tratamento de saúde em momentos de superação e bem-estar por meio da prática de esportes adaptados. Entre as modalidades oferecidas na unidade estão natação, vôlei de piscina, judô, bocha e basquete, todas voltadas para pessoas com deficiência física, visual, auditiva e intelectual.
As atividades são conduzidas por uma equipe multiprofissional do Centro Especializado em Reabilitação (CER IV), que integra a estrutura do CIIR. Segundo a enfermeira Mônica Santiago, coordenadora em exercício da unidade, a proposta é mostrar que as limitações não impedem os usuários de vivenciar o esporte de forma prazerosa e com ganhos reais à saúde física e emocional.
“Eles são estimulados não apenas a praticar atividade física, mas também a desenvolver vínculos, confiança e autonomia. O esporte adaptado é mais uma ferramenta no processo de reabilitação e inclusão social”, destacou.
Alesson Ribeiro, de 35 anos, é um dos mais de 40 participantes das turmas de esportes adaptados. Diagnosticado com paralisia cerebral, ele encontrou na bocha um instrumento terapêutico eficaz. “Adoro a bocha. Com a ajuda da minha mãe e dos profissionais do CIIR, já tive muitos avanços. Aqui, nos sentimos em família”, relata.
O educador físico Danilo Rodrigues explica que cada paciente passa por avaliação individual antes de ser direcionado a uma modalidade. “Trabalhamos tanto os aspectos físicos e cognitivos quanto os emocionais e sociais. Nosso objetivo é melhorar a funcionalidade de cada usuário com atividades lúdicas e estruturadas”, afirma.

Acesso e estrutura
Para ter acesso aos atendimentos do CIIR, é necessário encaminhamento da rede municipal de saúde, via Central de Regulação, que submete o pedido ao Sistema Estadual de Regulação (SER). O centro é referência em assistência de média e alta complexidade e dispõe de suporte em fisioterapia, terapia ocupacional, fonoaudiologia, musicoterapia e hidroterapia.
O CIIR é gerenciado pelo Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH), em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa). A unidade fica localizada na Rodovia Arthur Bernardes, nº 1.000, bairro Val de Cans, em Belém. Contatos: (91) 4042-2157 / 2158 / 2159.
Leia também:
Deixe um comentário