Escolas de Samba Associadas realiza 1º Grito de Carnaval em Belém; confira o calendário

O sorteio da ordem de desfiles das escolas de samba de Belém será na quadra da atual campeã do carnaval, o Bole - Bole, na Travessa Pedreirinha, no bairro do Guamá.

Foto: Divulgação

Com o fim de ano se aproximando, a capital paraense começa a viver seus primeiros gritos de carnaval, o anúncio de que a folia de momo está na porta. No próximo sábado (18), a Escola de Sambas Associadas (ESA), instituição que gere o carnaval de Belém, irá realizar pela primeira vez o sorteio da ordem de desfiles das escolas de samba de Belém, a festa será na quadra da atual campeã do carnaval, o Bole – Bole, situado na Travessa Pedreirinha, no bairro do Guamá, a partir das 19h.

O presidente de honra da agremiação carnavalesca Bole – Bole, comentou a importância do evento e ressaltou a alegria de sediar a festa que norteará o concurso em 2024. “Pela primeira vez, a Escola campeã recebe esse evento que pode crescer e se tornar tradicional em Belém, já que a campeã tem, por força do regulamento, a prerrogativa de escolher seu lugar no desfile e nos sentimos muito honrados em sediá-lo. A grande importância desse evento na nossa concepção é que ele sinaliza oficialmente que teremos Desfile de Carnaval, momento que esperamos o ano inteiro”, destacou o gestor.

A Esa que passou recentemente pelo pleito eleitoral e aclamou como presidente Fernando “Guga” Gomes, que anteriormente foi diretor de carnaval da instituição e presidente do Rancho Não Posso me Amofiná. Guga falou da importância da ESA assumir o seu papel de gestora do concurso oficial das escolas de samba, realizado pela Prefeitura Municipal de Belém.

“É a primeira vez que o sorteio da ordem de desfiles será feito como um grande evento, com a presença das comunidades e das torcidas. Isso mostra o fortalecimento e união das escolas de samba de Belém, mostra a coesão com a gestão da ESA e uma forma de assegurar junto a prefeitura municipal a realização do concurso oficial do carnaval de Belém.”

Guga, na qualidade de presidente da Escolas de Samba Associadas – ESA, destacou ainda que para 2024 diálogos de alinhamento para realização do concurso já estão em grandes avanços, dentre eles a mudança do calendário carnavalesco na capital.

“Já iniciamos uma série de negociações com FUMBEL, que é quem realiza o concurso, e dessas negociações tivemos êxito primário na mudança do calendário, de tal forma que retardamos a realização do concurso para março e teremos garantia de um público massivo na Aldeia Cabana, haja vista que não temos mais os interiores e outras localidades do país para disputar público”, ressaltou o presidente.

VEJA O CALENDÁRIO DO CARNAVAL DE BELÉM

27/02 – TER: ENSAIO TÉCNICO –
GRUPO ESPECIAL

28/02 – QUA: ENSAIO TÉCNICO –
GRUPO ESPECIAL

29/02 – QUI: ENSAIO TÉCNICO –
GRUPO ESPECIAL.

01/03 – SEX. 1°DIA DE DESFILES DO GRUPO ESPECIAL (5 ESCOLAS).

02/03 – SÁB. 2° DIA DE DESFILES DO GRUPO ESPECIAL (6 ESCOLAS).

03/03 – DOM – APURAÇÃO.

Leia também: