Equipe do Estado do Pará Online é convidada para cobrir as reformas da Alepa

Iniciada pela atual presidência da Alepa, liderada pelo deputado Chicão (MDB), a reforma entregou, no final de 2023, 11 novos gabinetes pra atender aos parlamentares, restaurante e área de convivência.

O Palácio da Cabanagem se tornou um espaço moderno, porém ser perder características legitimamente paraenses.

A equipe de reportagem do Portal Estado do Pará Online foi convidada para cobrir as reformas na Assembleia Legislativa do Pará (Alepa). O trabalho de restruturação do Palácio Cabanagem e anexos vem transformando a sede do Poder Legislativo do Pará em um espaço moderno, seguro e acessível a todos os cidadãos.

Iniciada pela atual presidência da Casa de Leis, liderada pelo deputado Chicão (MDB), a reforma entregou, no final de 2023, 11 novos gabinetes pra atender aos parlamentares, restaurante e área de convivência.

O restaurante foi projetado e inspirado em vários elementos regionais. As cores no restaurante lembram o açaí; há um revestimento de quartzo que lembra as águas dos igarapés amazônicos. O espaço também recebeu materiais de corda, que remetem ao artesanato paraense. Dentro do projeto, está a criação da nova área das 17 Comissões do Legislativo.

A gestão da atual presidência completou três anos de atuação e acumula uma lista extensa de obras entregues: novo plenário Newton Miranda e novo auditório João Batista; obras históricas que se encontram na sede do Poder Legislativo totalmente recuperadas, entre elas a “A Adesão do Pará à Independência do Brasil”, pintada pela alenquerense Anita Panzuti, com a colaboração de Betty Santos (1974), localizada no hall de entrada do Palácio Cabanagem, e a “Epopeia da Cabanagem”, pintada por Benedito Mello e localizada no plenário Newton Miranda.

Como parte do processo de recuperação e valorização da história do Poder Legislativo paraense, também foi revitalizado o auditório João Batista. O espaço funcionou como plenário de 1970 a 1996 – quando foi inaugurado o novo salão – Plenário Newton Miranda – e, por isso, sediava as Sessões Ordinárias e Extraordinárias da Assembleia Legislativa do Pará.

Palco de decisões importantes, como a construção da Constituição do Pará, o auditório teve mantida a originalidade de seu espaço, com o piso em Acapu e Pau Amarelo conservado, o teto em mogno reconstituído, e recebeu um rol com quadros dos 44 constituintes, que hoje fica na parte da entrada do salão.

O processo de reestruturação tem sido regido por uma preocupação: a de dar continuidade às obras sem comprometer o trabalho do Legislativo. Para não interromper as atividades dos parlamentares e garantir o andamento da construção de políticas públicas voltadas aos cidadãos paraenses, as obras estão sendo executadas por setor e em etapas.

Leia também: