Mais de 4,8 milhões de estudantes participam neste domingo (9) do primeiro dia de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025. As avaliações acontecem em 1.804 municípios brasileiros e seguem também no próximo domingo, dia 16 de novembro.
O exame é formado por quatro provas objetivas, com 45 questões de múltipla escolha cada, e uma redação dissertativo-argumentativa. Nesta primeira etapa, os participantes terão 5 horas e 30 minutos para resolver questões das áreas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias — que inclui português, literatura, língua estrangeira (inglês ou espanhol), artes, educação física e tecnologias da informação — e Ciências Humanas, que abrange história, geografia, filosofia e sociologia.
A redação, com valor máximo de 1.000 pontos, deve ser escrita em até 30 linhas e deve apresentar argumentos consistentes sobre o tema proposto, com base nos textos motivadores e nos conhecimentos adquiridos durante a formação escolar.
Locais e horários
Os locais de prova estão disponíveis no Cartão de Confirmação de Inscrição, acessível na Página do Participante, no site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
Os portões abrem às 12h e fecham, pontualmente, às 13h (horário de Brasília). As provas começam às 13h30 e encerram às 19h. O candidato que desejar levar o caderno de questões só poderá sair da sala após as 18h30.
O edital do Enem 2025 não prevê tolerância para atrasos — quem chegar após o fechamento dos portões será impedido de realizar a prova.
O que levar
Para fazer o exame, é obrigatória a apresentação de documento oficial de identificação com foto e o uso de caneta esferográfica de tinta preta, fabricada em material transparente. O cartão de confirmação não é obrigatório, mas o Inep recomenda levá-lo para facilitar a localização da sala.
Importância do Enem
Criado há mais de duas décadas, o Enem é hoje a principal porta de entrada para o ensino superior no país. A nota obtida pode ser usada para concorrer a vagas em universidades públicas, bolsas de estudo e financiamentos estudantis por meio dos programas Sisu, Prouni e Fies.
Provas adiadas em algumas cidades
Em Rio Bonito do Iguaçu (PR), o exame foi adiado devido aos danos causados por um tornado que atingiu o município na sexta-feira (7). Já em Belém, Ananindeua e Marituba, no Pará, as provas foram remarcadas para os dias 30 de novembro e 7 de dezembro, por conta da realização da COP30 na capital paraense.
Leia também:











Deixe um comentário