Em busca da reeleição, Pastor Davi lidera corrida eleitoral em Goianésia, aponta pesquisa DOXA

A pesquisa identificou a preferência do eleitor sobre a intenção de voto nos pré-candidatos Pastor Davi (MDB), Russinho (UB) e Neto Zavarize, além de aferir a avaliação dos governos do Pastor Davi, de Helder Barbalho e do presidente Lula.

DOXA realizou sua primeira pesquisa registrada no T.R.E para o município de Goianésia do Pará, na região sudeste paraense. O atual prefeito, Pastor Davi (MDB), que vai defender seu mandato, aparece com 31,0% de intenções de voto. Depois, em segundo lugar vem Russinho (UB), com 23,5%. O pré-candidato do PP, Neto Zavarize aparece com 12,0%. A pesquisa avaliou os governos de Pastor Davi, Helder Barbalho e do presidente Lula.

A pesquisa foi realizada no período de 17 a 19 de julho de 2024 em todos os bairros de Goianésia do Pará com uma amostra de 395 entrevistas. A pesquisa está registrada no T.R.E sob o nº PA-06063/2024

A margem de erro é de 4.9 pontos percentuais para mais ou para menos dos resultados encontrados na pesquisa.

ESPONTÂNEA: 55,5% NÃO SABEM, AINDA, EM QUEM VOTAR

Na espontânea, em que não se apresentam os nomes dos pré-candidatos, o percentual de votos flutuantes ainda é grande, chegando a 57,0%. Quanto aos nomes mais citados, o atual prefeito, Pastor Davi (MDB) aparece em primeiro lugar com 26,5% das intenções de voto. Russinho (UB) vem com 12,0%. Neto Zavarize (PP) aparece com 4,5%.

ESTIMULADA: PASTOR DAVI FICA EM PRIMEIRO LUGAR SEGUIDO DE RUSSINHO

Quando se estimula, Pastor Davi (MDB) vai para 31,0%. Russinho (UB) aparece em segundo lugar com um percentual de 23,5%. Neto Zavarize (PP) chegou a 12,0%. Os votos brancos, nulos e indecisos somam 33,5%.

EM QUEM NÃO VOTARIA PARA PREFEITO DE GOIANÉSIA DO PARÁ

Quando se trata de rejeição, o prefeito, Pastor Davi (MDB), vem com 29,0% de rejeição. Russinho (UB) é rejeitado por 11,0%; Neto Zavarize (PP) aparece com rejeição de 11,0%; Outros 14,5% não rejeitam nenhum dos pré-candidatos; e 35,5% não se manifestaram.

APROVAÇÃO/DESAPROVAÇÃO DO GOVERNO PASTOR DAVI

Quando se trata de saber se o eleitor aprova ou desaprova a forma de Pastor Davi Governar, Doxa aferiu que 38,0% aprovam seu governo; enquanto sua desaprovação chega a 35,0%. Outros 27,0% não se manifestaram.

APROVAÇÃO/DESAPROVAÇÃO DOS GOVERNOS HELDER E LULA

Doxa também avaliou a aprovação ou desaprovação dos governos Helder e Lula. 77% dos eleitores de GOIANÉSIA DO PARÁ estão aprovando o governo de Helder; enquanto 9,0% desaprovam. Já o governo de Lula está sendo aprovado por 65,0% dos eleitores de GOIANÉSIA DO PARÁ. A sua desaprovação é de 24,0%.

HELDERLULA
APROVA77,0 %65,0%
DESAPROVA9,0 %24,0%
NS SR14,0 %11,0%

ANÁLISE

Nessa primeira fotografia eleitoral realizada pela Doxa no município de Goianésia do Pará mostra um quadro em que disputam três competidores. O atual prefeito, Davi, busca sua reeleição. Davi foi eleito numa eleição suplementar e agora vai defender seu mandato. Seu principal adversário é Russinho que já disputou a eleição suplementar com pastor Davi, ficando em segundo lugar. Nessa corrida eleitoral, o atual prefeito já sai na frente, tendo uma diferença de 7,5 pontos do segundo colocado, Russinho. Pelo quadro apresentado, a disputa em Goianésia promete ser bastante acirrada. Importante ressaltar que Pastor Davi está com seu governo com aprovação maior do que reprovação. Isso lhe proporciona maior potencial de voto, levando vantagem sobre Russinho. Doxa vai acompanhar todo o processo eleitoral no município. 

DORNÉIO SILVA – Cientista Político da DOXA

 FICHA TÉCNICA DA PESQUISA

Nível de Confiança: O nível de confiança utilizado é de 95%. Isso quer dizer que há uma probabilidade de 95% dos resultados retratarem o atual momento eleitoral.

Registro Eleitoral: registrada no Tribunal Regional Eleitoral do Pará sob o nº  PA-06063/2024

Estatístico responsável: Jadson Fernandes Chaves – CONRE 8010 

Nome da pesquisa: Contexto eleitoral em GOIANÉSIA DO PARÁ

Margem de erro: A margem de erro estimada é de 4.9 pontos percentuais para mais ou para menos sobre os resultados encontrados no total da amostra.

Amostra: 395 entrevistas

Período: 17 a 19 de julho de 2024

Tema: Administração Pública/Eleições/Opinião