Em Belém, Lula diz que reeleição em 2026 ‘não é prioridade’

A declaração foi feita em entrevista a Rádio Clube em Belém nesta sexta feira (14).

Reprodução Rádio Clube

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) está em Belém para cumprir compromissos governamentais. Na manhã desta sexta-feira (14), ele concedeu entrevista à Rádio Clube do Pará e foi questionado sobre as eleições de 2026. Em resposta, o presidente ressaltou que diversos fatores precisam ser analisados antes de decidir se disputará um novo mandato.

“Se eu vou ser candidato ou não, há uma discussão com muitos partidos políticos, com a sociedade brasileira. Tenho 79 anos e preciso ter consciência disso. Não posso mentir para ninguém, muito menos para mim. Se eu estiver com 100% de saúde, com a energia que tenho hoje e com a cabeça limpa… Sabe por quê? Eu caí, machuquei a cabeça, fiz um tratamento e limpei a mente. Tirei tudo que era bobagem, só ficou coisa boa e pensamento positivo. Então, quando chegar 2026, vamos discutir. Se eu estiver bem e achar que posso ser candidato, posso ser. Mas essa não é minha prioridade agora”, afirmou Lula.

O presidente desembarcou em Belém na quinta-feira (13) para uma agenda que incluiu a entrega de moradias do programa Minha Casa, Minha Vida (MCMV), o anúncio da ampliação do Microcrédito Produtivo Orientado e a divulgação de investimentos do Governo Federal voltados para a COP30 e deve ficar na capital paraense até o final da manhã desta sexta feira (14), depois segue para Parauapebas onde cumpre agenda no período da tarde.

Leia também: